Como Escolher Panelas

Atualizado em 20/05/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre como escolher panelas, você também vai gostar de ler:

Panela de Vidro Temperado - Guia Completo

Panelas Polishop Flavorstone - As Melhores do Ano

Como Montar Uma Mesa  - Utilidades Domésticas

Seja amador ou profissional, saber como escolher panelas é uma questão muito importante já que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as panelas não são todas iguais.

Há uma variedade enorme de panelas, não apenas em relação ao tamanho, à estética e ao preço, mas também quanto ao tipo: panelas de ferro, cerâmica, inox, barro, ferro, entre outras. E cada uma dessas panelas alcança um resultado diferente.

Além disso, na hora de como escolher panelas é importante ter em mente que cada um desses materiais demanda cuidados diferentes e possuem uma vida útil diferentes: enquanto algumas são bem frágeis, outras costumam durar gerações.

Dessa forma, entender como escolher panelas se baseia, acima de tudo, nas propriedades de cada material e, consequentemente, em qual é o melhor tipo de prato para cada uma. Por exemplo: há panelas que não suportam altas temperaturas, enquanto outras chegam às temperaturas tão altas que correm o risco de queimar os alimentos.

Outro detalhe importante sobre as panelas é que algumas panelas podem ser prejudiciais à saúde se não forem conservadas de maneira correta. Enquanto outras são altamente benéficas para a saúde.

Agora que você sabe cada detalhe que é importante saber para chegar à melhor conclusão na hora de como escolher panelas, vamos saber mais sobre cada um desses critérios.

Como escolher panelas quanto à sua durabilidade

Uma das questões mais importantes para pensar na hora de como escolher panelas é em relação à durabilidade.

De longe, as panelas de ferro são as grandes campeãs nesse quesito, pois podem ser verdadeiros tesouros familiares, passados de geração a geração sem perder a qualidade. Além disso, a panela de ferro não precisa ser areada, não risca e pode ir ao forno.

Junto com as panelas de ferro, as panelas de aço inoxidável também são as melhores em durabilidade, especialmente por resistirem à ferrugem, não desgastarem e não corroerem. A panela de cerâmica também é conhecida por sua durabilidade.

As panelas de cobre também são relíquias de família, porém, sua desvantagem é a necessidade diária de polimento.

Caso sejam bem cuidadas, ou seja, não se utilize utensílios que arranhem a superfície, a panela de titânio é excelente em questão de durabilidade.

Agora, as panelas que possuem um sinal vermelho em relação à durabilidade são:

  • Panela de alumínio: se for higienizada e conservada de maneira incorreta, pode haver depósitos de alumínio que, a longo prazo, pode provocar problemas de saúde, como o Mal de Alzheimer;
  • Panela de vidro: além do risco de cair e quebrar, as panelas de vidro também podem quebrar por conta do choque térmico;
  • Panela de teflon: A camada de teflon pode ser facilmente arranhada com objetos de metal. Quando isso acontece, devem ser trocadas. Mas isso não é difícil de evitar, basta utilizar espátulas de silicone, que não arranham a superfície.

Como escolher panelas quanto ao preço

Com certeza, um critério básico de como escolher panelas é o preço. Por exemplo: as panelas mais comuns nas cozinhas brasileiras são as de alumínio, justamente porque são mais baratas.

Apesar de serem um pouco mais caras que a anterior, as panelas de aço inox também ganharam espaço na cozinha. É importante destacar que a durabilidade do material está diretamente relacionada ao preço da panela de inox – o fundo triplo faz com que a panela seja mais cara, mas isso é um investimento, já que aumenta a qualidade da panela.

As panelas esmaltadas são bonitas e acessíveis. Porém, exigem maiores cuidados na hora de cozinhar, já que costumam queimar os alimentos com facilidade.

As panelas de vidro não são tão baratas, porém, como são consideradas as panelas mais saudáveis, também são consideradas grandes investimentos.

As panelas de cerâmica, da mesma forma que as de vidro, não estão entre as mais caras, mas também não são as mais acessíveis. Recomendamos que, se escolher a panela de cerâmica com antiaderente, já que dispensam grandes quantidades de óleo – o que se torna uma economia, não é mesmo?

De longe, as panelas de ferro estão entre as mais caras. Porém, como já dissemos, elas podem durar praticamente uma eternidade e passarem de geração para geração.

Mas, não para por aí! Se você tiver dinheiro o suficiente para gastar, há panelas de boutiques, que, como o nome já diz, custam “o olho da cara”.

No caso de como escolher panelas por preço, recomendamos que não veja as panelas como um gasto, mas sim como investimento. Afinal de contas, como veremos mais adiante, há panelas que são capazes de melhorar a nossa saúde.

Pense em investir num jogo de panelas

Agora, se você quer saber como escolher panelas priorizando a economia, experimente comprar um jogo de panelas. Além de ser mais barato do que comprar panelas separadas, o jogo de panelas possui diversos tipos de panelas como frigideira, caçarola, panela com cabo etc.

Como escolher panelas quanto ao tamanho

Você vive sozinho? Mora com a família? Quantas pessoas comem em sua casa? Você costuma receber amigos? Você tem um restaurante? Todas essas perguntas são importantes e devem ser levadas em conta na hora de como escolher panelas.

Há panelas que são excelentes para fazer pequenas porções, inclusive individuais. Já outras são destinadas aos grandes restaurantes ou para as pessoas que gostam de reunir a família e os amigos, cozinhando pratos que precisam de uma panela mais "avantajada" como feijoada, macarronada etc.

Como escolher panelas quanto à praticidade da limpeza e conservação

Como vimos acima, algumas panelas são mais práticas do que as outras. Na hora de como escolher panelas, é importante levar em consideração a quantidade de tempo que você pode dispor para cuidar de suas panelas.

Panelas de aço inoxidável, por exemplo, são facilmente limpas com detergente neutro e o lado macio da esponja. Por conta da camada antiaderente, a panela de cerâmica também é muito prática.

A panela de vidro não é tão prática, especialmente por conta do risco de quebrar. Mas, não se preocupe, não é tão difícil assim: basta lavar com ela já fria utilizando detergente neutro e o lado macio da esponja.

A panela de barro também não é muito prática, já que exige cuidados: é importante deixar esfriar para lavar. Além disso, essa panela deve estar completamente seca antes de ser guardada, pois pode acabar mofando e criando bolor.

Tanto a panela de ferro como a panela de pedra-sabão devem ser “curadas” antes de serem guardadas. Para isso, basta colocar uma camada de óleo e levar ao forno baixo por alguns minutos. Além disso, a pedra sabão exige um cuidado mais minucioso na limpeza, já que, como é porosa, pode acumular resíduos que facilitam a proliferação de bactérias.

DICA: Independentemente da panela, não recomendamos utilizar produtos abrasivos, como palha de aço. Isso porque acaba prejudicando a vida útil do utensílio. Na hora de fazer uma limpeza mais agressiva, procure utilizar produtos caseiros como vinagre, limão, bicarbonato de sódio etc.

Como escolher panelas quanto ao seu uso

Indo para a prática propriamente dita, ou seja, a cozinha. Como já dissemos, nenhuma panela é igual à outra e, por isso, é importante analisar qual é a especificidade de cada panela.

Vamos analisar quais são as panelas que são melhores para frituras, grelhados, molhos etc. e quais são as panelas que não são recomendadas para estes preparos.

Panela de ferro

Muito utilizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, as panelas de ferro são excelentes para a saúde, já que depositam pequenas quantidades de ferro e magnésio no alimento. Por isso, elas previnem a deficiência de ferro, ajudando, sobretudo, em casos de anemia e em dietas veganas.

A panela de ferro é ótima para cozinhar feijão (cujas taxas de ferro são otimizadas), ensopados e também para preparar carne.

Cerâmica

A panela de cerâmica é ideal para cozimentos mais longos e graduais, tais como carne de porco, caldos feitos com carnes e sopas.

Alumínio

Como já dissemos, a panela de alumínio é muito popular no Brasil e outro motivo é a versatilidade: praticamente todos os alimentos podem ser feitos nessa panela. O destaque é a fritura, pois a panela de alumínio é ótima para distribuir o calor, deixando aquela camada dourada, crocante e uniforme.

Não faça alimentos ácidos – inclusive molhos de tomate – porque faz com que resíduos soltem da panela.

Aço inox

A panela de aço inox é ideal para cozidos, carnes, molhos e massas. Como ela alcança uma temperatura alta facilmente, não é recomendada para frituras ou preparos com fogo alto.

Evite cozinhar alimentos ricos em enxofre, tais como couve-flor, brócolis, cebola, repolho etc., pois aumentam a liberação do níquel, que pode ser prejudicial à saúde.

Titânio ou teflon

Panelas de titânio ou de teflon são ótimas para grelhar e fritar alimentos, já que não exigem o uso de óleo. Dessa forma, essas panelas podem deixar o preparo de alimentos mais saudáveis.

Panela de barro

Da mesma forma que a panela de ferro, a panela de barro também deposita pequenas quantidades de minérios no alimento. Além disso, elas dão um gostinho todo especial a pratos com caldos (especialmente o feijão) e sopas. A maior vantagem dessa panela é o fato de conservar a temperatura do alimento.

Panela Esmaltada

Você cozinha papinha para seu neném em casa? Então, prefira utilizar a panela esmaltada, que não libera resíduos e, por isso, não prejudica à saúde.

Panela de Vidro

Se o seu critério favorito de como escolher panelas é a saúde, com certeza a panela de vidro é uma excelente escolha. Elas são muito versáteis, podendo ir para o freezer, para o forno e para o fogão.

A panela de vidro é excelente para preparar molhos, cozidos e, é claro, frituras.

É importante prestar atenção na hora de cozinhar, porque chega à altas temperaturas rapidamente e, consequentemente, queimam rapidamente o alimento.

Panela de Pedra-sabão

A panela de pedra-sabão libera pequenas quantidades de cálcio e de magnésio. São excelentes para preparos que pedem cozimento mais lento, tais como feijão, ensopados etc. Ela também é ótima para o preparo de frituras.

Como escolher panelas quanto à espessura do fundo

Em relação à estrutura das panelas propriamente dita, um dos critérios mais importantes de como escolher panelas é a espessura fundo.

O mínimo aceitável para uma panela é 2,5 milímetros. Porém, é melhor se tiver 3 milímetros.

O melhor fundo é o triplo, que consiste em uma camada de aço inox, uma de alumínio e outra de aço inox. Ele permite que o calor seja distribuído na panela e, consequentemente, transferido para o alimento de maneira homogênea, além de evitar variações de temperatura.

Como escolher panelas quanto ao conforto e segurança

Certamente, alguns dos critérios que não podem ser esquecidos em como escolher panelas é o conforto e a segurança.

Tome cuidado com panelas que possuem alças, pois elas podem alcançar temperaturas mais altas. Se possível, prefira panelas pegadores de silicone, para oferecer mais conforto na hora de pegar a panela que acabou de sair do forno.

Como escolher panelas quanto à tampa

Por último, mas não menos importante, é importante analisar a tampa na hora de como escolher panelas.

As panelas de vidro são muito indicadas para quem deseja acompanhar de perto o preparo dos alimentos sem ter necessidade de abrir a panela.

Já as panelas que possuem furos nas tampas permitem a vazão do vapor durante o cozimento. No caso dos furinhos, recomendamos tomar cuidado para não se queimar com o vapor quente.

 

como escolher panelas,panelas

Você gostou de nosso artigo de como escolher panelas? Com certeza, há diversos critérios a se pensar e diversos detalhes para colocar na balança. Mas, por outro lado, ao analisar nosso artigo e seguir as nossas dicas, você conseguirá obter as melhores panelas, que se adequam não apenas ao seu estilo de vida e bolso, mas também à sua rotina e necessidades alimentares.

Continue navegando em nosso blog para obter mais dicas sobre o mundo das panelas e recomendações das melhores marcas do Brasil e do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o