Como Limpar Panelas de Cada Material

Atualizado em 22/04/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre como limpar panelas de cada material, você também vai gostar de ler:

A Melhor Panela de Cerâmica - Guia Completo

Panelas Staub - As Melhores do Ano

A Melhor Churrasqueira Elétrica - Utilidades Domésticas

Há diversos tipos de panelas disponíveis no mercado, certo? Mas, como limpar panela de cada material? É claro que quando pensamos em lavar a louça, é sempre o padrão esponja + detergente. Mas, você sabia que algumas panelas devem ser lavadas com sabão neutro em barra?

E, quando está difícil de limpar, entra a famosa palha de aço. Mas, será que todas as panelas podem ser lavadas com um item tão agressivo? E, nesse caso, como limpar panela queimada, especialmente quando tem aquela crosta horrorosa? E como tirar manchas de panelas da maneira correta, sem piorar a situação?

É importante saber que cada panela tem as suas peculiaridades e, por isso, a limpeza de panela também tem suas características únicas.

Isso porque há panelas que são mais frágeis, e exigem um cuidado especial para não sejam arranhadas ou quebrem. Há outras, ainda, cuja superfície pode soltar alguns resíduos de produtos químicos nos alimentos, caso não sejam lavadas com cuidado.

Por isso, se você está pensando em renovar o seu jogo de panelas, ou ainda deseja saber quais são as melhores maneiras de como limpar panela de cada material, fique ligado neste artigo!

Como limpar panela de aço inox

Com certeza, uma das panelas favoritas dos apaixonados pela gastronomia é a panela de aço inox, pois são muito resistentes e distribuem o calor de maneira homogênea. Além disso, como não soltam nenhum resíduo no alimento, estão entre as mais saudáveis.

Essas panelas são lindas, mas, com o tempo, a exposição às altas temperaturas, à água e até mesmo o componente químico dos alimentos faz com que o aço inoxidável escureça e fique manchado. Por isso, como limpar panela de aço inox de maneira adequada é muito importante para mantê-las com o aspecto bonito e brilhante.

Caso tenha restos de comida grudados na panela, coloque água quente e detergente neutro na panela e espere esfriar. A crosta do alimento vai amolecer e como limpar panela de aço inox será feito sem usar força.

Como limpar panela de inox deve ser feito apenas com o lado macio da esponja. Acabamos de dizer que o contato com a água deixa a panela manchada, certo? Isso acontece por causa do cloro.

Então, o pulo do gato para manter a panela bonita e sem manchas é não deixar no escorredor. Passe um papel toalha para tirar a umidade e guarde em seguida.

Limpeza de panela de inox queimada e grudada

Se a panela de inox estiver com comida grudada, basta colocar suco de limão no fundo da panela e deixar o ácido agir por 15 minutos. Não precisa levar ao fogo. Então, já pode lavar como de costume.

Como limpar panela de cerâmica

A panela de cerâmica não está entre as mais baratas, mas é ótima como panela antiaderente. Isso porque não utiliza muito óleo e, por isso, é muito mais saudável do que outras panelas.

Falando em panela saudável, a panela de cerâmica não possui substâncias químicas que possam contaminar os alimentos.  Esta panela costuma vir com um revestimento antiaderente, o que torna muito simples de limpar. E, é claro, tem uma excelente durabilidade.

A limpeza de panela de cerâmica no dia a dia é muito simples: basta utilizar água morna e esfregar cuidadosamente com o lado macio da esponja e um pouco de detergente.

Não utilize o lado áspero da esponja a não ser como último recurso, e evite a palha de aço, pois desgasta a superfície da panela com o passar do tempo.

A limpeza de panela de cerâmica com gordura impregnada deve ser feita da seguinte maneira: coloque a panela de molho na água quente e um pouco de detergente.

Como limpar panela de vidro e tirar manchas

O vidro é um material muito interessante, pois é muito versátil (pode ser levada ao forno, micro-ondas e até para o freezer), bonita e saudável, pois não é risco de soltar resíduos nos alimentos.

Porém, como limpar panela de vidro tem suas particularidades, isso porque o vidro é um material que, se for lavado da maneira incorreta, pode rachar.

Se, durante a limpeza de panela de vidro você utilizar materiais abrasivos, como a palha de aço, a estrutura da panela vai enfraquecer e, quando estiver exposta à altas temperaturas, pode acabar rachando e causando algum acidente.

Outro tipo de acidente que pode acontecer é o choque térmico, quando lavamos a panela quente na água fria. O vidro pode rachar ou até mesmo quebrar.

Não se esqueça de nunca levar a panela ao fogo quando estiver vazia, pois pode causar manchas. Mas, se você esqueceu e manchou, não se preocupe, basta colocar a panela de vidro em banho-maria com uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Quando esfriar, lave como de costume.

Falamos de como não fazer, mas, agora é importante destacar como devemos proceder com a limpeza de panela de vidro: utilize apenas detergente neutro e o lado macio da esponja.

Se o vidro ficar fosco, a limpeza de panela de vidro pode ser feita com vinagre branco.

Como limpar panela de barro

A panela de barro é muito especial, pois libera os nutrientes da terra, além de deixar a comida com um sabor único de comida caseira. Além disso, deixa a comida quente por mais tempo.

A panela de barro costuma ser feita de maneira artesanal e, por isso, é muito delicada. Dessa forma, como limpar panela de barro deve ser feito com muito cuidado.

Uma regra especial para fazer após a limpeza de panela de barro é passar um pouco de óleo de cozinha, ou ainda azeite de oliva, com o auxílio de um pincel. Por dentro, pode deixar um pouco em excesso, mas para fora você não precisa colocar a mais.

Em seguida, coloque no forno. Não precisa esperar muito tempo, basta aquecer e depois apague. Isso hidratará a argila.

Agora, em relação a como limpar a panela, sempre espere esfriar para não danificar o material. Utilize sabão neutro e água morna. Enxugue, pois a umidade também pode causar danos.

Se a panela estiver com manchas difíceis de serem removidas ou cheirando mal, coloque a panela de molho com água o suficiente para cobrir o local afetado e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, faça a limpeza de panela como de costume.

Como limpar panela de alumínio

A panela de alumínio é, com certeza, uma das que está mais presente na casa do brasileiro, mesmo que sofram um pouco de “preconceito”. Porém, se a limpeza de panela for feita com cuidado, não terá problema nenhum em utilizá-la para cozinhar seus alimentos.

Por isso, a maneira correta de como limpar panela de alumínio é sem nenhum produto abrasivo! Por entro e por fora, apenas o sabão neutro em pedra, ou ainda o detergente neutro, já são o suficiente para manter a panela brilhando.

A limpeza de panela de alumínio com palha de aço não deve ser utilizada pois, uma vez que você utilize, deverá sempre repetir seu uso e isso acabará danificando a peça e fazendo com que o alumínio da panela seja depositado no alimento.

A oxidação do alumínio é uma coisa muito comum, já que o metal reage ao oxigênio da atmosfera, que é úmido (especialmente nas regiões litorâneas). A água fervente, por exemplo, acaba criando essa camada escura.

Para evitar a mancha, basta apostar na dobradinha de bicarbonato de sódio e detergente neutro, deixe agir por alguns minutos, até ver que a mancha saiu.

Como limpar panela de ferro

A panela de ferro é mais do que uma simples panela: é uma herança familiar. Isso porque é, apesar de ser uma panela relativamente cara, tem uma durabilidade ímpar.

Além disso, ela é conhecida como as melhores para a saúde. Isso porque a panela de ferro, como o nome já diz, é rica em ferro (literalmente!) e, por isso, libera quantidades do nutriente na comida.

Sendo assim, quem possui deficiência de ferro no organismo, como anemia, pode se beneficiar. Além disso, também ajuda gestantes, crianças e adolescentes. A dica é não exagerar, pois o excesso de ferro faz mal para a saúde. Por isso, logo que cozinhar, retire a comida da panela e faça a limpeza.

A limpeza de panela de ferro deve ser feita utilizando sabão neutro em barra, que não deixa resíduos na panela. Até mesmo o detergente acaba deixando resíduos e danificando a superfície, por isso, cuidado!

Na hora de como limpar panela de ferro, ela deve estar quente, mas você pode também utilizar água quente na limpeza. Porém, não se esqueça de que é importante tomar muito cuidado para não se queimar durante o processo.

Utilize uma esponja firme, mas que não danifique a camada protetora da panela. E sempre use o lado macio, OK?

Para evitar que haja resíduos de alimento na panela, você pode utilizar o truque do sal: basta enxaguar a panela ainda quente com água, retirar os resíduos de alimento com cuidado e depois jogar sal grosso na proporção do tamanho da panela.

Com o auxílio de uma esponja, esfregue o sal como se fosse um sabão. Enxágue em abundância e depois seque a panela no fogo alto. Finalize aplicando um pouco de óleo com o auxílio de um papel toalha.

Limpeza de panela de ferro queimada e grudada

Caso a panela esteja com comida grudada e queimada, você sabia que a água com gás é uma grande aliada na hora de como limpar panela de ferro? É isso mesmo! Basta acrescentar água com gás até que cubra toda a superfície queimada. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, é só lavar normalmente.

Limpeza de panela enferrujada

Sua panela enferrujou e você não sabe o que fazer? Acha que já chegou a hora de jogar a sua velha de guerra no lixo? Calma, pode ser que não seja necessário.

Mas, antes de saber como limpar panela de ferro enferrujada, é importante saber por que isso acontece: em primeiro lugar, a oxidação acontece com o contato do metal com a umidade do ar e também com a água da torneira e do cozimento.

Por isso, é importante secar bem a peça após a limpeza de panela e guarde apenas quando estiverem bem secos. Caso precisar, pode colocar a panela de ferro no sol ou ainda no fogo até que evaporar toda a água.

Antes de guardar a panela, é preciso curá-la, aplicando óleo vegetal dentro e fora da panela. Aliás, uma panela “curada” tem uma durabilidade ainda maior.

Agora, se você viu que a panela enferrujou, já dissemos que não é necessário jogar fora. Há jeito, sim, e você pode utilizar o nosso amigo vinagre ou o queridinho limão para tirar a ferrugem.

Basta deixar a panela de molho em uma panela com vinagre e/ou suco de limão durante a noite inteira e, na manhã seguinte, será muito mais fácil retirar.

O bicarbonato de sódio também é uma ótima maneira de como limpar panela enferrujada. Basta fazer uma pasta usando o ingrediente e água. Com o auxílio de uma esponja ou de uma palha de aço, aplique a mistura por toda a panela.

A limpeza de panela de ferro enferrujada também pode ser feita com ácido fosfórico ou ácido clorídrico. Não são muito utilizados em residências, mas são muito eficazes para remover ferrugem. Para utilizar estes tipos de ácido, basta deixar a panela de molho por, aproximadamente, meio-dia.

Não se esqueça de que, mesmo com essa técnica é importante curar a panela. Não apenas vai proteger o ferro da oxidação, como também vai melhorar o aspecto do utensílio, ainda que tenha ficado bem desgastado.

Como limpar panela de cobre

Assim como a panela de ferro, o cobre também sofre oxidação. Ou seja, ele acaba escurecendo. É claro que que se for um item decorativo, essas manchas são até muito charmosas, porém, na culinária não é nada bom, pois pode fazer mal à saúde.

Uma ideia muito interessante de como limpar panela de cobre é utilizando limão e sal. Sim, a dobradinha não fica ótima apenas na cerveja.

Basta que você aplique limão e sal em toda a panela de cobre, ou seja, por dentro e por fora. Em seguida, enxágue. Só isso já é o suficiente para dar brilho na peça, mas, se precisar dar um toque final, utilize o lado verde da esponja de aço para aplicar mais uma quantidade de sal. Enxágue e enxugue um pano seco.

Aliás, você sabia que deixar a panela de cobre no escorredor pode acabar causando manchas? Por isso, após como limpar panela, é importante secar bem com papel toalha ou um pano. Se necessário, deixe secar no sol, para garantir que toda a água tenha evaporado.

Limpeza de panela antiaderente

As panelas antiaderentes já conquistaram o seu espaço na cozinha do brasileiro por conta de sua praticidade. Fabricadas com o revestimento chamado teflon, essas panelas não permitem que o alimento grude na panela. Assim, a comida é preparada com menos óleo e, consequentemente, é mais saudável.

Porém, a limpeza de panela antiaderente deve ser feita com muito cuidado, já que, apesar de resistente, a camada de teflon não é “milagrosa” e, por isso, pode sofrer danos caso entre em contato com calores extremos (acima de 260°C), mudanças bruscas de temperatura e, é claro, materiais abrasivos ou afiados.

Em primeiro lugar: Lembra que falamos sobre “curar” panelas? Você sabia que a panela de teflon também deve ser curada antes do primeiro uso? Isso garante a durabilidade de sua panela.

Após lavar a panela pela primeira vez (com água morna) e o lado macio da esponja, seque e unte com óleo de cozinha. Leve ao fogo baixo durante, aproximadamente, dois minutos e deixe a panela esfriar naturalmente. Lave-a novamente e, em seguida, seque.

Como limpar panela antiaderente é muito simples: em primeiro lugar, nunca, jamais, utilize palhas de aço e outros produtos abrasivos, já que seu uso contínuo causa danos na camada de teflon, podendo até removê-la.

O detergente que recomendamos para como limpar panela é o neutro, pois garante que não haverá nenhuma substância abrasiva. Utilize também o lado macio da esponja e água. A limpeza de panela de teflon deve ser feita em movimentos circulares e sem força.

É importante destacar que não podemos colocar uma panela de teflon quente diretamente na água fria da torneira. O choque térmico pode causar rachaduras no material. Essas rachaduras podem ser pequenas, mas são o suficiente para que a panela não cumpra com a sua função de maneira adequada.

Antes da limpeza de panela, remova todos os restos de comida com o auxílio de um papel toalha ou de uma espátula de silicone. Não utilize nada de metal, OK?

Se a comida grudou e não estiver fácil de sair, você pode colocar um pouco de água morna (morna, e não quente!) junto com algumas gotinhas de detergente neutro e espere alguns minutos. Em seguida, siga o nosso método convencional de como limpar panela.

Para potencializar a limpeza de panela antiaderente, você ainda pode colocar uma colher de bicarbonato de sódio, ou ainda, vinagre.

Com cuidado, esfregue a panela com o lado macio da esponja, enxágue abundantemente e seque-a por completo com um pano macio.

Limpeza de panela de ferro queimada e grudada

Em tese, a panela de teflon não é capaz de queimar, mas, como diz o ditado, “o seguro morreu de velho” e, por isso, é muito importante que você saiba o que fazer caso sua panela antiaderente de teflon queime.

Em primeiro lugar, deixe a panela esfriar. Adicione bicarbonato de sódio até cobrir a área afetada. Acrescente um pouco de água e deixe agir durante a noite. No dia seguinte, esfregue cuidadosamente com uma esponja e finalize a limpeza com o método tradicional de como limpar panela.

Como Limpar Panela de Pedra Sabão

A pedra sabão, também conhecida como saponito, é uma pedra que pode ser esverdeada ou ainda cinza-escuro. Ela é muito conhecida por conta de sua resistência à umidade, manchas e até mesmo à corrosão. Além de, é claro, ser muito bonita.

Muito prática, a panela de pedra sabão aguenta altas temperaturas e distribui esse calor de maneira uniforme. Além disso, como limpar panela de pedra sabão é muito fácil:

A limpeza de panela de pedra sabão deve ser feita com detergente neutro e água morna. Esfregue delicadamente como lado macio da esponja.

Se estiver com alguma sujeira impregnada, não utilize nada de metal para raspar! Antes do método de como limpar panela, coloque a panela de molho em uma bacia com água quente, detergente neutro, um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio. Espere a sujeira amolecer para lavar a panela.

Ao finalizar o processo de como limpar panela, seque com um pano macio que não solte fiapos. Secar a panela é muito importante, pois impede que a poeira grude nela.

como limpar panela,limpeza de panela

Cuidados na limpeza de panela de cada material

Você já sabe como limpar panela de cada tipo, mas agora é preciso saber quais são os cuidados que deve tomar durante o processo. E, é claro, retomar algumas coisas importantes para que você tenha sempre em mente na hora da limpeza de panela.

  • Sempre remova o máximo possível de comida da panela. Mas, se tiver grudada, não insista em raspar. Coloque água morna, bicarbonato de sódio, detergente neutro e espere alguns minutos. Para potencializar a limpeza, ainda é possível utilizar limão e vinagre.
  • A remoção da comida é ainda mais fácil se a panela ainda estiver quente.
  • Nunca raspe a panela com utensílios afiados. Isso pode danificar a superfície e, em alguns casos, facilitar o depósito de resíduos do material da panela no alimento, o que pode prejudicar a saúde.
  • O mesmo serve para mexer o alimento com colheres de metal. Prefira espátula de silicone, colher de pau, etc.
  • Produtos de limpeza podem ser utilizados como último recurso no processo de como limpar panela. Por isso, sempre experimente fazer a limpeza com detergente neutro, sabão neutro ou até mesmo produtos caseiros.
  • Os produtos abrasivos, como palha de aço, água sanitária, saponáceo e amônia devem ser utilizados quando você já tentou de tudo, inclusive produtos de limpeza mais leves.
  • Não espere muito tempo para fazer a limpeza de panela suja. Isso faz com que a sujeira impregne e demore mais tempo para você limpar.
  • Sempre que a panela estiver muito quente, espere esfriar para manuseá-la, isso evita acidentes com queimaduras.

Você gostou de nosso artigo de como limpar panela de cada tipo? Seguindo essas dicas, você vai limpar cada uma de suas panelas de maneira adequada e, assim, vai garantir a durabilidade do utensílio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o