Panelas Para Cozinha da Casa de Praia - Quais Comprar?

Atualizado em 29/01/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre panelas para cozinha da casa de praia, você também vai gostar de ler:

Panela de Alumínio Fundido - Guia Completo

Top 5 de Melhores Pipoqueiras Manuais - As Melhores do Ano

A Melhor Faca Para Churrasco - Utilidades Domésticas

 

Altas temperaturas pedem uma praia, não é mesmo? As panelas para cozinha da casa de praia são utensílios essenciais para quem deseja curtir a gastronomia típica das praias brasileiras.

Independentemente de você cozinhar apenas para a família, ou gostar de reunir os amigos para o café da manhã, o almoço ou o jantar, essas panelas são indispensáveis para agradar gregos e troianos.

As panelas para cozinha da casa de praia devem ser versáteis, ou seja, que permitem que você cozinhe diversos tipos de pratos diferentes. A melhor vantagem disso é que além de economizar dinheiro, você também economiza espaço.

Como é importante focar em praticidade, o melhor é quando estas panelas para comidas de praia proporcionam um cozimento rápido e equilibrado, já que você tem todo direito de curtir o seu tempo livre e recuperar as suas energias.

Entretanto, uma coisa que é importante pensar é que nem todas as panelas servem para cozinhar na praia. Isso porque as casas de praia estão permanentemente expostas à maresia, que nada mais é do que a névoa úmida e salgada que vem do mar. Ela não só faz com que o clima litorâneo seja mais úmido, como também seja propício para a oxidação de itens metálicos, especialmente o ferro.

Neste artigo, você vai saber quais são os melhores materiais de panelas para cozinha da casa de praia e, é claro, algumas panelas que não podem faltar para que você aproveite a gastronomia com receitas e ingredientes típicos do litoral.

Melhores materiais de panelas para cozinha da casa de praia

Para cozinhar na casa de praia, você deve estar ciente de que alguns materiais são mais resistentes à oxidação provocada pela maresia do que outros. Confira:

Alumínio

O alumínio é um dos materiais mais resistentes para panelas para comidas de praia. Isso acontece porque o óxido de alumínio (que é superficial) protege o utensílio da corrosão mais profunda.

O óxido de alumínio nada mais é do que aquela cobertura branca ou cinzenta que reveste o alumínio. Mas, não se preocupe, já que é muito fácil de recuperar o aspecto original da panela: basta lixar o objeto e aplicar produtos específicos.

Aço Inoxidável

O aço inoxidável já é o queridinho de muitas pessoas, por conta de seu aspecto moderno e sofisticado. Além disso, o fundo triplo (camadas alternadas de cobre e alumínio) faz com que a temperatura seja conservada por mais tempo e, por isso, economiza gás. Também não transmite sabor ou odor aos alimentos.

Mas o que faz o inox seja um material para panelas para cozinha da casa de praia é a sua resistência. Isso acontece porque é um metal comum, porém é revestido com uma camada de cromo, que é responsável pela proteção.

Além de não mancharem, elas também não enferrujam. Assim como o alumínio, ela até que sofre com a maresia, porém, nada tão ruim quanto aconteceria com outros materiais.

 

A disposição de uma fina camada impermeável e insolúvel é responsável pela natureza anticorrosiva. Por essa justificativa, seu emprego é a melhor opção para acabamentos. O aço comercial mais recomendado para o litoral é o inox 304, que tem resistência elevada à corrosão e preço viável.

As panelas para comida de praia

Agora que você já aprendeu quais são os melhores materiais para a panelas para cozinha da casa de praia, é importante pensar em quais são aquelas que não podem faltar para que você possa preparar os pratos típicos das regiões litorâneas, seja para você e sua família, seja para receber os amigos.

Panela de pressão não pode faltar

A panela de pressão é uma excelente panela para comidas de praia, já que a pressão do ar da panela fechada e a pressão do vapor d’água garantem um cozimento mais rápido. E, é claro, você não vai querer perder muito tempo cozinhando, especialmente quando o sol está brilhando lá fora e o mar está tão convidativo, não é mesmo?

Se você gosta de paellas, por exemplo, mas quer economizar tempo, a dica é adaptar esta receita para a panela de pressão. Não se preocupe, pois o sabor fica tão bom quanto a paellera.

Na panela de pressão, você também pode fazer camarões (um dos pratos que melhor representam a gastronomia praiana) e o resultado é uma casquinha macia – que é possível comermos – assim como a carne. Uma das receitas mais tradicionais do litoral, o bobó de camarão, também fica uma delícia se for feito na panela de pressão.

Não podemos esquecer de outro queridinho das praias: o siri. Há várias receitas que podem ser feitas na panela de pressão, entre elas, o Siri à lá Valencio, é uma receita afrodisíaca que é perfeita se você estiver passando uma temporada romântica na praia e quer aproveitar.

Cuscuzeira para os amantes de cuscuz

Você não abre mão de um cuscuz? Então, você vai adorar um cuscuz paulista feito à base de frutos do mar, tais como lula, camarões, mexilhões, etc.

É claro que, para que o cuscuz fique saboroso e molhadinho, nada melhor do que uma cuscuzeira. Essa panela cozinha o cuscuz à vapor, deixando salgadinho e molhadinho sem exageros.

Agora, se você gosta de um café da manhã ou de um lanche doce e gostoso, você também pode usar a cuscuzeira para fazer um delicioso cuscuz doce, que é feito com farinha de milho flocada e leite de coco.

As moquecas fazem sucesso do norte ao sul do país

Se existe um prato que descreve o litoral do país, é a moqueca. Há diversas variações (sendo que algumas permitem outros ingredientes que não sejam frutos do mar), mas as mais tradicionais são a baiana, capixaba e a carioca.

Se você é fã de moqueca, com certeza precisa ter em sua cozinha de praia uma moquequeira, que é uma panela rasa com duas alças, muito tradicional do Brasil. Essa panela é mais versátil do que parece, pois, apesar do nome, pode ser utilizada para preparar outros ensopados deliciosos, além de ser possível assar, fritar, levar ao forno, etc.

Caçarola para ensopados e grandes porções

Panelas Para Cozinha da Casa de Praia - Quais Comprar? panelas para cozinha da casa de praia

Se você vai cozinhar para várias pessoas ao mesmo tempo, com certeza vai precisar de uma panela que comporte e que mantenha a qualidade do alimento, não é mesmo? Então, você vai precisar de uma caçarola, que é uma panela grande e própria para fazer pratos como ensopados.

Se você quiser inovar em suas receitas com as panelas para cozinha da casa de praia, pode aproveitar a capacidade dessa panela e o fato de que o material (alumínio ou aço inoxidável) consegue manter uma temperatura homogênea na hora de fazer o cozimento, para inovar e fazer uma feijoada com frutos do mar, que nada mais é do que um cozido feito com feijão (na maioria das vezes, feijão branco ou feijão verde) e frutos do mar como camarões, lula, polvo, mexilhão, etc.

Risotos de frutos do mar fazem o maior sucesso

Com certeza, os risotos estão entre os pratos mais deliciosos e sofisticados de todos. E, é claro, os frutos do mar fazem parte dos ingredientes mais conhecidos e que fazem o maior sucesso nas cozinhas de praia. Dentre eles, os camarões estão entre os principais restaurantes do litoral.

Para fazer um bom risoto, é importante tomar cuidado com alguns detalhes: esta receita fica melhor com panelas para cozinha da casa de praia que seja larga, para que seja possível mexer o risoto com liberdade. Além disso, é importante que a panela seja alta, pois o risoto é um prato que uma única xícara de arroz arbóreo rende bastante.

Wok: das tradições orientais para a sua cozinha

A panela wok é uma panela criada na China e que ganhou espaço na gastronomia mundial com a promessa de uma culinária saudável e de baixa caloria. Isso porque o cozimento rápido permite que os ingredientes mantenham as suas propriedades.

Além disso, a wok tem a versatilidade que as panelas para cozinha da casa de praia devem ter, já que além de serem ótimas para preparar pratos orientais (que tal surpreender sua família e seus amigos com um yakissoba de camarão?), essa panela funda, larga e que não possui cantos também pode ser utilizada para outros tipos de preparos, tais como grelhados, sopas, picadinhos, cozidos à vapor, molhos, sobremesas, etc.

Outra vantagem da wok é que os ingredientes não precisam ser mexidos com frequência, uma coisa interessante da cultura oriental, já que os chineses não têm o hábito de mexer seus pratos com colheres ou espátulas.

 

Você gostou de nosso artigo de panelas para cozinha da casa de praia? Não se esqueça de que é importante prestar atenção no material da panela. Como você viu, os melhores são alumínio e aço inoxidável.

Aposte em panelas versáteis, que permitem o preparo de diversos tipos de refeições diferentes. Além disso, também é interessante utilizar panelas que tenham um cozimento rápido e que sejam fáceis de limpar, pois assim você vai poder apreciar uma boa comida, sem precisar gastar o seu tempo lavando louça.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o