Como Montar Uma Mesa Para o Jantar Com Elegância

Dicas d'As Panelas
Como Montar Uma Mesa Para o Jantar Com Elegância
[Total: 1    Média: 5/5]

Como montar uma mesa ideal para receber convidados

Nesta postagem iremos dar algumas sugestões de como montar uma mesa de forma adequada e dispor os principais itens, a fim de proporcionar uma mesa bem decorada e com elegância. Dicas de como colocar os pratos, talheres e taças na ordem correta e ainda como decorar o centro da mesa com praticidade e rapidez. Encante seus convidados com uma mesa bem posta com praticidade e sofisticação.

 

Após ler este artigo sobre decoração de mesa, leia também:

Potes Herméticos de Vidro – Guia 2019

A Melhor Faca Para Churrasco – Acerte na Compra e Escolha a Sua

Melhor Marca de Fogão em 2019

 

Primeiro passo para montar uma mesa elegante

Antes de iniciar a colocação dos itens na mesa, é preciso pensar em uma toalha ou de jogo americano. A escolha vai depender da sua disponibilidade e da ocasião. Vale ressaltar que deve-se utilizar um ou outro, ou seja, se utilizar a toalha, não utilize o jogo americano. Neste caso, menos é mais, não sobrecarregar a mesa nesta etapa é fundamental.

Para a toalha é preciso observar o tamanho e a cor a ser utilizada. O tamanho deve permitir um caimento de 25 cm nas laterais da mesa, garantindo assim conforto aos convidados e evitando, principalmente, possíveis desastres com uma barra encostada no chão.

Para não errar na cor, indicamos utilizar tons mais neutros, como o branco, mas também para os mais ousados vale a dica de pesquisar cores e estampas diferenciadas. O detalhe da cor deve levar em conta o motivo do jantar, bem como o nível de sofisticação desejado, em geral as marcas de toalhas de mesa possuem estampas discretas ou ousadas, são diversos modelos que certamente irão combinar com a decoração da mesa.

 

Montar uma mesa com o Prato Porto Brasil Cerâmica Verde
Prato Porto Brasil Cerâmica Verde para montar uma mesa linda – COMPRE AQUI

 

Os jogos americanos vem ganhando o mercado pela diversidade de modelos e estampas que permitem maior variedade e utilização em diversas ocasiões, essa deve ser a principal vantagem na utilização destes itens na decoração da mesa.

Os jogos americanos são muito indicados para refeições mais informais e casuais mas também vêm ganhando espaço nas decorações de mesas mais elegantes e conferindo muito mais praticidade.

Decoração de mesa

Para decorar o centro da mesa utilize objetos pequenos para que possibilite o contato visual entre as pessoas durante o jantar e permita uma conversa sem interferências. Uma boa dica seria utilizar potes de vidro na decoração, como os potes da Bormioli Rocco, associando este itens com flores ou velas, o resultado é incrivelmente moderno e elegante, mas tome cuidado pois alguns modelos destes itens exalam perfumes que podem se tornar desagradáveis.

As velas podem ser excelentes aliadas a decoração para um jantar, conferem sofisticação a mesa. Confira nossa postagem sobre Decoração Com Potes e tire algumas idéias super criativas!

Colocação das louças na mesa

Os pratos devem seguir uma ordem ao serem colocados na mesa, mas para garantir um resultado incrível a decoração, escolha um modelo que possua cores e estampas que combinem com a ocasião do jantar.

Para um jantar comemorativo utilize pratos com estampas e desenhos variados, como alguns modelos da Porto Brasil, já para um jantar mais formal vale pensar em louças mais discretas, como por exemplo, as linhas na cor branca da Porcelana Schmidt.
A ordem a ser seguida é simples, confira:

  1. Sousplat: O primeiro item a ser colocado, serve como apoio para os pratos quentes e não deve ser trocado durante a refeição;
  2. Prato raso: utilizado para servir o prato principal;
  3. Prato fundo: indicado para servir sopas e caldos;
  4. Bowl: indicado para servir sopas e molhos sem que se misture com os demais alimentos ou ainda para frutas extras;

Lembrando ainda que se for servir pão, o prato de pão, específico para essa finalidade, deve ser disposto no canto superior esquerdo em relação aos pratos. E o prato de sobremesa deve ser servido logo após a refeição e quando as demais louças do jantar já tiverem sido retiradas.

Um belíssimo aparelho de jantar também é uma ótima sugestão para ter em casa, estes conjuntos são completos e os pratos combinam as estampas entre si, formando uma mesa elegante e harmoniosa. Existem modelos que possuem inclusive as tigelas e travessas com detalhes iguais aos dos pratos, facilitando ainda mais a combinação ao montar uma mesa com vários itens.

Disposição dos talheres

Os talheres devem ser colocados de forma que a utilização ocorrerá de fora para dentro, ou seja, os talheres que se encontrarem mais próximos ao prato serão utilizados por último. Essa ordem deve seguir obrigatoriamente a ordem que os pratos serão servidos.

Lembrando ainda que o garfo fica posicionado do lado esquerdo e a faca do lado direito e não esqueça que a lâmina da faca deve estar voltada para o prato. Os talheres que serão utilizados para a sobremesa devem ser colocados na parte superior aos pratos.

Ordem das taças

As taças também possuem uma ordem correta e devem colocadas alinhadas no canto superior direito em relação aos pratos. A sequência segue a ordem de tamanhos, sendo primeiro a taça de vinho tinto, em seguida vinho branco, de água e por último a de champagne.

Mesmo que não sejam servidas bebidas para todas as taças, pelo menos duas devem ser colocadas na mesa: a taça para água e para a bebida que for servida, ainda assim mantenha a ordem de tamanhos da mesma forma. Indicamos as taças da Royal Leerdam pois elas são discretas e conferem sofisticação a decoração da mesa.

Dicas Extras

Separe todos os materiais que irá utilizar com antecedência e lave-os, louças especiais geralmente ficam guardadas por muito tempo, é importante higienizar todos os itens antes de colocá-los a mesa. Verifique também se então todos em perfeitas condições, sem arranhões ou lascas quebradas, um jantar com elegância necessita de louças impecáveis.

Tome cuidado para não exagerar na quantidade de itens e cores ao montar uma mesa com muitos itens, sobrecarregar o ambiente pode prejudicar o visual elegante desejado. Crie um tema para o jantar, isso facilitará a escolha do cardápio e da decoração.

Relacione os enfeites por exemplo com o prato que irá servir, se for comida japonesa utilize itens orientais; utilize a mesma cor para todos os itens na mesa; ou ainda com as cores que remetem a estação do ano.

De todas estas dicas que comentamos nesta postagem, a principal delas certamente é: utilize sua criatividade! Impressione seus convidados colocando um pouco do seu estilo na decoração da mesa e seja espontânea e receptiva.

Um bom anfitrião está sempre de olho no conforto dos seus convidados, preste atenção para que todos sintam-se em casa mas não esqueça de aproveitar o momento também! Afinal, de nada adianta montar uma mesa com tanta dedicação se não aproveitar o jantar para se divertir e descontrair com os amigos!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado