Panela de Cerâmica: Dicas, Vantagens e Benefícios

Guia de Panelas
Panela de Cerâmica: Dicas, Vantagens e Benefícios
[Total: 1    Média: 5/5]

Atualizado em 04/04/2019

Panela de cerâmica – modelos, preço, onde e quais marcas comprar

Essa postagem é dedicada à panela de cerâmica, um item de cozinha tão desejado não só pela beleza, mas também pela sua característica benéfica à saúde. Aqui você encontrará dicas e informações sobre este tipo de panela que está presente em muitas cozinhas mundo afora.

Nossa missão com este artigo é fazer você escolher seu modelo de panela de cerâmica hoje mesmo e conseguir realizar sua compra sem medo e sem dúvidas, com tranquilidade. Caso não encontre resposta para alguma dúvida que você tenha, por favor, deixe uma pergunta no campo de comentários logo abaixo deste post pois tentaremos responder o mais breve possível.

Descubra as vantagens que a panela cerâmica oferece e os cuidados necessários que ela necessita. Falaremos sobre os vários tipos de panela de cerâmica que você pode comprar aqui no Brasil e até no exterior.

Aliás, depois de ler esta postagem, leia também nossa postagem especial onde explicamos qual a melhor panela de cerâmica e as mais vendidas e mais desejadas do mercado. Entre outras informações falaremos também sobre as principais marcas disponíveis, como a panela cerâmica Brinox que tem ótimo preço,por sinal. Falaremos de alguns modelos da Tramontina que, inclusive são campeões de venda. Falaremos dos jogos de panelas e panelas de cerâmica avulsas da Ceraflame.

Entre outras marcas de panelas com revestimento cerâmico falaremos também sobre as incríveis panelas de revestimento Silargan da Silit (top de linha mundial!). Outros produtos incríveis que falaremos serão as panelas com revestimento de titânio cerâmico da marca dinamarquesa Scanpan (top de linha mundial!). Outra marca que falaremos é o das panelas coreanas Roichen que estão disponíveis mais facilmente para você comprar aqui no Brasil.

Após ler esta matéria você poderá comprar seu jogo de panela cerâmica sem medo, com a certeza de que estará comprando o modelo correto para sua utilização em casa.

A história da panela cerâmica

Bem, como todos sabem, a humanidade já utilizava panelas cerâmicas há milênios atrás, as famosas panelas de barro. Por ser um material facilmente moldável, a cerâmica sempre foi uma escolha certeira na hora de se fabricar utensílios para cozinhar suas refeições. Volta e meia arqueólogos do mundo todo descobrem pedaços de vasos, panelas entre outros utensílios de cerâmica datados de 5 ou 10.000 anos atrás. A cerâmica realmente é um material incrível.

De alguns séculos para cá, a fabricação de panelas de cerâmica foi se modernizando, as técnicas foram se aprimorando e assim vários produtos interessantes foram surgindo. Já no século 20, com a forte industrialização e novas técnicas de fabricação e maquinário moderno, novas marcas surgiram reinventando a clássica panela de cerâmica.

Hoje, existe uma série de ótimas marcas tanto no Brasil quanto no mundo todo, e algumas delas vamos apresentar para você agora para que você possa comprar seu conjunto de panela de cerâmica ou mesmo sua panela de cerâmica avulsa com tranquilidade.

Enfim, a panela de cerâmica é boa opção para se comprar ainda hoje?

Sim, a panela cerâmica é uma boa opção para você ter na sua cozinha, e vamos listar alguns dos motivos. Primeiro, que, dependendo do modelo escolhido você estará adquirindo um produto livre de metais nocivos à saúde, livre de PTFE ou PFOA, que são gases gerados durante o aquecimento de outros materiais antiaderentes mais difundidos no mercado. Segundo pela durabilidade, pois o revestimento cerâmico é mais forte que o Teflon, por exemplo.

Como toda linha de produtos no mercado em todo o mundo, há as melhores opções e as não tão boas. Algumas se destacam pela durabilidade, outras pela qualidade, outras se destacam pelo poder do antiaderente, outras pela beleza do seu design. Enfim, existem opções para todos os gostos.

Tipos de panela cerâmica disponíveis no mercado

Existem alguns tipos de panelas de cerâmica disponíveis no mercado. Existe a panela de cerâmica pura, a panela de revestimento cerâmico e a famosa panela de barro. Nesta postagem vamos falar dos dois primeiros tópicos, pois as panelas de barro merecem um artigo próprio para elas. São eles:

  • panela de cerâmica pura
  • panela com revestimento cerâmico

Caso tenha interesse, depois você poderá ler outro artigo: A Melhor Panela de Cerâmica – Guia 2019

A panela de cerâmica pura

O primeiro grupo, o de panela de cerâmica pura, é bem restrito, com uma marca se destacando bastante no mercado, a marca de panelas cerâmicas Ceraflame. A marca é nacional e contamos um pouco mais sobre ela em nosso artigo “Panelas Ceraflame – Guia Definitivo da Marca“.

Outra marca de produtos em cerâmica pura que pode ir diretamente na chama do fogão, dentro do forno, e até na churrasqueira, são os itens de cerâmica da marca francesa Emile Henry. No Brasil existe importação, mas não se encontram as panelas de cerâmica da marca, somente travessas e outros itens, lindos por sinal (veja produtos Emile Henry aqui).

Panela de Cerâmica Pura Emile Henry Vermelha
Panela de Cerâmica Pura Emile Henry Vermelha- COMPRE AQUI – Um lindíssimo modelo em cerâmica pura

 

Algumas panelas de cerâmica Ceraflame que você pode precisar

 

Produtos de cerâmica Emile Henry em destaque

 

A panela com revestimento cerâmico

A categoria de panelas com revestimento cerâmico, normalmente antiaderente, conta com um número muito maior de modelos à venda. Nesta categoria você vai encontrar desde produtos de altíssima qualidade até produtos de qualidade duvidosa. Nesta postagem vamos focar nos produtos de boa qualidade.

Talvez você já conheça algumas marcas das famosas panelas de revestimento cerâmico, pois são produtos muito procurados já há alguns anos. Podemos citar alguns fabricantes, algumas marcas:

Roichen, Silit, Tramontina, Brinox, HappyCall, Polishop Flavorstone, Scanpan, só par citar alguns mais conhecidos.

Dentre as marcas citadas acima,  duas marcas merecem destaque pela durabilidade. A Scanpan com suas panelas com revestimento com titânio cerâmico e a Silit com seu Silargan cerâmico. Só para citar, as panelas alemãs da Silit, contam com revestimento cerâmico chamado Silargan. São incrivelmente duráveis, 100% saudáveis, e lindos tanto em design quanto em cores. O preço dos produtos Silit não é baixo (veja abaixo), mas mesmo assim são muito vendidos pois quem compra sabe da qualidade e leva em conta a durabilidade, que chega a décadas no caso da panela cerâmica Silit Silargan.

Algumas panelas de cerâmica Silit Silargan que você talvez se interesse

Outro destaque é a marca de panelas Roichen, marca sul coreana de produtos de qualidade e com design diferenciado. Aliás, a Coreia do Sul possui outras ótimas marcas de panela com revestimento cerâmico, como a HappyCall, com seu famoso revestimento cerâmico Alumite. Veja abaixo alguns modelos de produtos destas duas marcas.

 

As ótimas panelas com antiaderente titânio cerâmico da Scanpan

 

Panela de cerâmica avulsa ou jogo de panela cerâmica – Qual devo comprar?

A resposta para essa pergunta é relativamente simples e vai depender da sua utilização na cozinha e de quanto você quer gastar. Obviamente uma panela de cerâmica avulsa você consegue comprar por um preço bem mais em conta do que um jogo de panela cerâmica completo. Então, antes de comprar pense bem se vai usufruir de todo um conjunto ou se vai utilizar esporadicamente.

No mercado há uma série de modelos, cores e formatos de panelas de cerâmica avulsas, para muitas utilizações. Você vai encontrar panela caçarola, frigideira, molheira, panela wok, panela de pressão (revestimento cerâmico), entre outros tipos. O negócio é achar a que lhe agrada mais!

Claro que um jogo de panelas de cerâmica completo é muito mais prático pois você nunca sabe quando vai precisar daquela panela do conjunto que você não comprou. A pior coisa nessas horas é o arrependimento de não ter aproveitado aquela promoção, não é? ;D

Enfim, como os jogos de cerâmica vendem muito mais do que as panelas avulsas, tenho a impressão que as pessoas preferem ter a garantia do jogo completo em casa.

Vantagens da panela de cerâmica

Alimentação mais saudável

A panela de cerâmica apresenta diversas vantagens entre elas a de garantir uma alimentação saudável e livre de toxicidades. As panelas de cerâmica pura da Ceraflame por exemplo, contam com um certificado que garante a pureza da cerâmica. São ideais para quem busca uma alimentação saudável e livre de componentes nocivos à saúde.

Manutenção do calor por mais tempo

Uma vantagem da panela cerâmica é que ela mantém o calor do alimento por mais tempo. Essa característica permite levar a panela diretamente à mesa e garantir que o alimento fique aquecido durante toda a refeição.

Praticidade e versatilidade

Vale á pena lembrar que apenas uma panela de cerâmica pura pode ser utilizada no microondas, pois não há metal em seu corpo. Dependendo do modelo você a coloca dentro do forno e também diretamente na chama do fogão. Isso garante versatilidade e praticidade ao preparar suas receitas.

Panela de Cerâmica Saudável Ceraflame
Modelo de panela caçarola rasa em cerâmica pura da Ceraflame, tradicional marca brasileira – COMPRE AQUI

 

Algumas panelas cerâmicas que talvez você queira comprar

 

Fácil limpeza

No caso dos modelos de panela com revestimento cerâmico, uma outra vantagem é que vários deles são revestimentos cerâmicos antiaderentes, o que facilita a limpeza da panela. Alguns são mais antiaderentes, outros menos.

Vale lembrar que os modelos em cerâmica pura, por exemplo da Ceraflame, são panelas que não são antiaderentes, mas nem por isso grudam demais. É só questão de se acostumar a cozinhar com uma panela cerâmica, pois é realmente diferente do que se cozinhar com uma panela de inox, por exemplo.

Cuidados com as panelas de cerâmica

Como toda panela, a panela de cerâmica deve receber alguns cuidados, sim. Claro que uma panela de cerâmica pura vai demandar um cuidado a mais, (como uma panela de vidro, por exemplo) pois pode quebrar caso você a deixe cair no chão. Já os modelos com revestimento cerâmico tem a vantagem de serem mais duráveis. Mas se você for pensar, quantas vezes você deixa uma panela cair no chão? Você nunca deixa, não é?

Você vai lavar uma panela de cerâmica da mesma forma que lavaria outra, com água e detergente. Porém, não se aconselha utilizar esponja abrasiva, principalmente a esponja metálica na limpeza da panela com revestimento cerâmico antiaderentes, pois poderá acabar riscando.

Perguntas e respostas sobre panela de cerâmica

Existe panela de pressão de cerâmica?

R: De cerâmica pura não, pois seria perigoso devido à pressão interna. Mas existem os modelos de panela de pressão de metal com revestimento cerâmico. Por exemplo, vocêcompra facilmente no Brasil os modelos em Silargan da Silit (veja aqui). Tem também os da Roichen (veja aqui) e a HappyCall (veja aqui) possuem ótimos modelos de panela de pressão com revestimento cerâmico.

Como escolher panela de cerâmica na hora da compra?

R: Tudo vai depender da sua forma de cozinhar e o qual sua intenção maior. Por exemplo, a panela de cerâmica pura não é antiaderente, já as panelas com revestimento cerâmico podem ser antiaderentes, dependendo do modelo e marca.

Qual o melhor conjunto de panela de cerâmica?

R: Não há um melhor conjunto de panela de cerâmica, o que há é o melhor conjunto para você, para a forma que você vai utilizar na sua casa.

Panela inox ou de cerâmica? Qual a melhor?

R: Podemos utilizar a mesma resposta da pergunta anterior. Não há melhor em qualidade, há a melhor que se adapte ao que você quer, à forma que você utiliza.

A panela cerâmica pode quebrar?

R: Se for um modelo em cerâmica pura, obviamente pode. Mas se for um modelo com corpo metálico e revestimento cerâmico, é improvável que quebre.

Como lavar panela cerâmica?

R: Você deve lavar com mais cuidado do que lavaria uma panela de inox, por exemplo. Caso a sua panela seja uma panela com revestimento cerâmico, esfregue uma esponja macia na panela até remover o resto de alimento. Caso sua panela seja de cerâmica pura, como uma Ceraflame, você deixará um pouco d’água dentro da panela por cerca de um minuto, e então a lavará normalmente até retirar os alimentos. A secagem é normal.

Como limpar panela de cerâmica?

R: Alguns modelos de panela com revestimento cerâmico podem manchar, dependendo da utilização. Podem até mesmo queimar, ficando com uma crosta preta no revestimento. Para limpar é realmente fácil. Basta seguir as instruções abaixo:

  1. coloque a panela de molho em água quente até cobrir a parte queimada;
  2. adicione 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio + meia xícara chá vinagre de álcool;
  3. deixar de molho por 2 horas;
  4. esfregue as marcas com uma colher de pau;
  5. finalizar esfregando com esponja macia.

A fonte desta dica salvadora foi a Lucy Mizael!

Como cozinhar em panela de cerâmica?

R: Caso a sua panela seja de cerâmica pura, você deve se acostumar ao tempo de cozimento proporcionado por ela, pois é mais rápido, ou seja, ela aproveita melhor o calor do fogão. Então, adeque-se à este fator. Algumas pessoas contam que no início acabavam deixando queimar um pouco o alimento devido à essa rapidez de cozimento. Depois você se acostuma normalmente. Caso sua panela seja com revestimento cerâmico, tudo vai depender do material base, ou seja, se o corpo é de alumínio fundido, inox, chapa de alumínio, etc. Cada material tem o seu tempo de aquecimento.

Compre seu jogo de panela cerâmica agora mesmo

 

Conclusão sobre comprar uma panela de cerâmica ou não

Bem, com certeza a ideia de comprar uma panela de cerâmica para uso em sua cozinha é válido, sim. Se você pensar no aspecto saudável da preparação de alimentos em uma panela cerâmica pura ou em alguns dos modelos com revestimento cerâmico, a vantagem é inegável.

Então digamos que realmente valha à pena a aquisição de um conjunto de panela cerâmica, observando bem a utilização que será feita do produto. Existem várias boas marcas disponíveis e que valem cada centavo pago.

2 Comentários
  1. Silmara 2 anosatrás
    Responder

    Bom dia,

    Gostaria de saber se o cabo das panelas Ceraflame em Cerâmica Duo Vermelho Pomodoro esquentam?

    • Debora M. 2 anosatrás
      Responder

      Bom Dia, Silmara,

      Os pegadores das panelas da Ceraflame esquentam um pouco sim, devido a dissipação de calor por toda a superfície, mas é menos do que em outras panelas, se comparado.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado