Top 5 de melhores tipos de panela para fritura

Atualizado em 29/01/2021
Por Jéssica Cochete

Após ler este artigo sobre panela para fritura, você também vai gostar de ler:

As Melhores Panelas e Jogos de Panelas  - Guia Completo

Panelas de Indução - As Melhores do Ano

As Cafeteiras Mais Bonitas do Mundo - Utilidades Domésticas

 

Top 5 de melhores tipos de panela para fritura panela para fritura

Há panelas para todos os gostos e bolsos, mas você sabia que nem todos são tipos de panela para fritura? Isso tem a ver com a constituição da panela, ou seja, se ela consegue manter o olho em uma temperatura adequada para fritar um alimento.

Aliás, a escolha de uma panela pode influenciar, e muito, no resultado: ou seja, se você vai ter uma fritura dos deuses ou uma “do boteco da esquina, com óleo queimado”.

Uma coisa interessante a se pensar é que alguns tipos de panela podem ser utilizados com pouco óleo – o que deixam o alimento mais saudável. Além disso, há outros que são melhores para fritura por imersão.

É importante lembrar que os alimentos fritos são prejudiciais à saúde caso sejam consumidos em excesso. Por isso, priorize a sua saúde e evite frituras. Mas, se bateu aquela vontade de comer uma batata frita, um pastel ou uma coxinha, é importante saber qual é a panela mais adequada para este tipo de alimento, certo?

Neste artigo, você vai descobrir os melhores tipos de panela para fritar alimentos, assim como dicas de cuidados e conservação da panela e também dos alimentos.

1. Alumínio

É impossível falar de panela para fritar alimentos sem mencionar o alumínio. Isso porque é uma panela prática e bem acessível.

Ela é boa para fritura pois o calor é distribuído bem pela panela e, assim, você terá uma fritura por igual, dourada e crocante. Além disso, o alumínio impede que a fritura grude na panela.

Recomendamos a panela de alumínio especialmente para fritura por imersão.

A única questão em relação à essa panela é que alimentos muito salgados ou muito ácidos fazem com que os resíduos de alumínio se soltem da panela. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, evite utilizar utensílios que arranhem, preferindo silicone e plástico.

Procure retirar o alimento assim que tiver terminado de fritar. E, não se esqueça: nunca leve a panela de alumínio para a geladeira.

2. Vidro

Outra boa panela para fritura é a de vidro. Isso porque a concentração de calor é adequada para esse tipo de alimento. Outra vantagem é que ela não transfere nenhum resíduo para a comida, então é completamente segura.

Porém, é importante que você tome cuidado com a panela de vidro, já que é um material delicado. Em primeiro lugar, não leve a panela vazia para o fogo, pois o vidro estoura. Além disso, manuseie com cuidado.

Lave a panela sempre com o lado macio da esponja e com detergente neutro, evitando arranhar o utensílio.

3. Aço cirúrgico

O aço cirúrgico é um material que é amigo da saúde, já que não solta nenhuma substância nos alimentos. Além disso, também é resistente ao choque térmico.

A principal vantagem é que não há contraindicações para essa panela e, além disso, além de ser uma ótima panela para fritar alimentos, também pode ser utilizada para diversos tipos de preparação.

4. Ferro fundido

Outro tipo de panela para fritura é a de ferro fundido, pois ela consegue aguentar altas temperaturas por um período. Além disso, é excelente para fritura por imersão, já que suporta grandes quantidades de óleo fervente.

A cumbuca e o caldeirão são os melhores tipos de panela para fritar alimentos, pois o formato mais arredondado e espaçoso permite uma melhor qualidade da fritura.

5. Titânio

Você conhece a panela de titânio? Saiba que é um dos tipos de panela para fritar alimentos. O melhor de tudo é que, caso você conserve bem esse utensílio, a vida útil será longa.

A única restrição é utilizar apenas utensílios que não arranhem a superfície, como os de silicone.

A polêmica de fritar alimentos na panela de arroz elétrica

A ideia de fritar alimentos na panela de arroz elétrica viralizou na internet. Se você já viu algum desses posts ou vídeo, deve ter percebido que a pessoa sempre faz uma gambiarra para fritar, certo?

Isso porque a panela elétrica não foi fabricada com esse propósito e, por isso, seu sistema fica sobrecarregado. Dessa forma, muito provavelmente a panela de arroz elétrica vai queimar. É por isso que nem todos os testes que são feitos deram resultado positivo.

Por isso, se você quer saber pode usar a panela de arroz elétrica como uma panela para fritar alimentos, a resposta é: poder até pode, mas é um risco grande. Por isso, prefira os tipos de panela para fritura que indicamos.

Atenção: não são panelas para fritura

Ainda mais importante do que saber que pode usar uma panela para fritura, também é importante saber quais não são adequadas para esse tipo de preparação.

Aço inox

As panelas de aço inox foram, com certeza, uma das maiores revoluções da gastronomia, pois elas não oxidam, são muito bonitas, fáceis de lavar, distribuem bem o calor, etc.

No entanto, não devem ser utilizadas para fritura de imersão, já que elas se aquecem rapidamente e, por isso, queimam o óleo.

Panela de pedra-sabão

As panelas de pedra-sabão chamam a atenção por terem um antiaderente natural e, é claro, pela beleza que a faz ser, inclusive, um elemento de decoração.

Porém, não faz parte do grupo de panela para fritar alimentos, especialmente por imersão.

Aliás, mesmo se você tiver curado esta panela, ainda assim não é recomendado fazer frituras nela.

Isso acontece porque a panela de pedra-sabão chega a uma temperatura muito alta, fazendo com que o óleo se deteriore. Com isso, o reaproveitamento dele pode fazer mal à saúde.

A única fritura que pode ser feita nesse tipo de panela é a fritura sem óleo.

Panela antiaderente/teflon

A panela de teflon ficou muito conhecida por ser antiaderente e ser uma das mais acessíveis. Porém, o maior problema é que, quando esse material começa a descascar, solta resíduos que contaminam os alimentos e, com o tempo, prejudicam o organismo.

Para evitar que a panela se deteriore, é importante não utilizar utensílios que arranhem a superfície. E não é só isso: sempre utilize esta panela para cozimento em fogo baixo, com pouco ou nenhum óleo. E é por esta razão que esta não é uma boa panela para fritura.

 

Você gostou de nosso artigo de panela para fritura? As panelas que indicamos são de diversos valores e tamanhos e, por isso, você pode escolher aquela que mais combina com o seu estilo de cozinha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-othumbs-up