A Panela Para Pão e as Formas Mais Indicadas Para Se Fazer Pães de Fermentação Natural

Guia de Panelas
A Panela Para Pão e as Formas Mais Indicadas Para Se Fazer Pães de Fermentação Natural
Compartilhe com quem vai gostar!

Neste artigo falaremos dos tipos de panela para pão e as formas mais utilizadas no cozimento do pão com fermentação natural. Tais panelas, também conhecidas como Dutch Oven, são panelas de alta qualidade e durabilidade que podem ser utilizadas tanto para fazer um pão quanto qualquer outro tipo de alimento.

Então vamos lá. Vamos Entender um pouco mais sobre as panelas para pão.

Quais são as panelas para pão e quais as opções no mercado?

Há muitas maneiras de se fazer pães.

Há também muitos tipos de pães.

E cada pão tem sua melhor maneira de ser feito.

A melhor maneira de se fazer pães de fermentação natural em casa não é dentro do seu forno como se pensa comumente, mas em panelas de ferro. Sim, em panelas de ferro fundido! 

Após ler este artigo sobre as panelas e formas para pão fermentado natural, talvez você se interesse em ler também os seguintes artigos:

Panelas Staub – Ícones em Panelas Francesas

Le Creuset – Guia Completo de Panelas e Utensílios

Staub ou Le Creuset – Qual Marca Escolher?

É uma técnica muito usada padeiros amadores por todo o mundo. Há inclusive padeiros que dão curso de panificação online ensinam como fazer esse tipo de pão com essa técnica.

As panelas mais usadas são as chamadas Dutch Oven, ou forno holandês. É um tipo de panela de ferro fundido que podem ser levada ao forno com a massa do pão caseiro de fermentação natural dentro.

Fica assim: a massa dentro da panela de ferro. A panela de ferro dentro do forno. 

Por que o forno holandês é indicado para fazer pães de fermentação natural em casa

O dutch oven é interessante pois ele consegue manter toda a evaporação da massa do pão dentro da panela, pois sua vedação é muito boa.

Panela Para Pão Dutch Oven Staub
Panela Para Pão Dutch Oven Staub – COMPRE AQUI

 

Além disso, como é feita de ferro fundido, consegue imitar o lastro (pedra de fornos profissionais). Com tais características, o pão fica com aspecto muito parecido dos feitos em fornos profissionais! 

Tipos de tampa de forno holandês

Há basicamente 4 tipos de tampas para dutch ovens. 

Tampa curva: é a tampa similar a uma panela normal. Tem um puxador no centro de madeira, plástico ou ferro.

Tampa reta: é a tampa similar a uma panela normal, mas invés de curva é reta. Tem um puxador no centro de madeira, plástico ou ferro.

Tampa em formato de frigideira com 2 alças : nesse tipo de panela, a tampa da panela é também uma frigideira. É uma panela versátil, pois sua tampa pode ser usada como panela e vice-versa. A tampa é toda de ferro, inclusive as alças.

Tampa em formato de frigideira com 1 alça : nesse tipo de panela, a tampa da panela é também uma frigideira. É uma panela versátil, pois sua tampa pode ser usada como panela e vice-versa. A tampa é toda de ferro, inclusive a alça. A tampa é exatamente igual a uma frigideira.

Formas indicadas para fazer pães em casa

Para pães de forma, pães integrais, recomenda-se usar formas anti-aderentes. Esta Forma para Pão e Bolo  é perfeita para isso (COMPRE AQUI). Ela tem 30 cm o que permite fazer pães grandes. Em um forno comum devem caber 3 ou 4 dessas panelas.

Outra opção, nesse caso sem anti-aderência, é a Forma de Pão Nº 03 (COMPRE AQUI), mas se for usá-la, precisa usar óleo para untar ao colocar sua massa.

Formas para bolos caseiros

Há também formas muito boas para se fazer bolos – veja abaixo. Os bolões têm massas com menos glúten portanto são mais fofas, maleáveis, sem estrutura rígida do que pães. E usa-se formas de silicone, para facilitar o desenformar dos bolos.

Compartilhe com quem vai gostar!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado