Panelas de Ferro – Vantagens e Benefícios

Guia de Panelas
Panelas de Ferro – Vantagens e Benefícios
Compartilhe com quem vai gostar!

A panela de ferro e os benefícios que ela traz para saúde

Nesta postagem falaremos um pouco mais sobre as históricas e tão famosas panelas de ferro. Aquelas que muitas vezes passam de mãe para filha, de pai para filho, e ficam anos na família. É justamente por isso que o investimento em comprar uma boa panela de ferro pode ser interessante, não só na culinária, mas como um item que você deixará para seus filhos.

Nesta postagem vamos tentar tirar algumas dúvidas que nossos leitores nos trazem com frequência quando o assunto é a escolha da melhor panela de ferro:

  • A panela de ferro fundido é boa?
  • Quais as vantagens que elas tem a nos oferecer?
  • As panelas de ferro fazem bem para a saúde e ajudam no combate a anemia?
  • Como usar panela de ferro?

Encontre estas e outras informações, como dicas importantes agora neste artigo especial sobre as tão desejadas panelas de ferro.

Após ler esta postagem, é provável que você goste de ler também:

As Melhores Panelas – Guia 2019

Panelas de Ferro Staub – Tradição Francesa

Panelas Le Creuset – As Preferidas das Mulheres

Como escolher a melhor panela de ferro para sua cozinha

Para saber como escolher a melhor panela de ferro primeiramente temos que saber um pouco mais sobre o material e algumas características técnicas sobre a panela de ferro fundido.

No mercado temos muitas muitos tipos e muitos modelos disponíveis, então, temos que nos informar bem antes de comprar a nossa. Temos panela de ferro mineira, panela de ferro esmaltada, panela de ferro francesa, entre outros modelos.

Sugestão de marcas de panelas de ferro

Entre os modelos disponíveis no mercado, há algumas que se destacam por serem de alto nível, como Staub e Le Creuset (saiba a diferença entre elas neste artigo). Outras são consideradas panelas de ferro populares, como Ferreira, MTA, Santana, etc.

Panelas de ferro da marca francesa Staub - Consideradas por muitos as melhores panelas de ferro do mundo
Panelas de ferro da marca francesa Staub – Consideradas por muitos as melhores panelas de ferro do mundo – COMPRE AQUI

Os valores variam bastante entre as duas marcas top de linha pois são marcas francesas, de extrema qualidade e que costumam ficar por gerações na família, passando de mãe para filha.

O grande diferencial entre os dois padrões de qualidade (panela de ferro francesa e panela de ferro popular brasileira) é o revestimento externo e interno.

Na panela francesa, o revestimento é composto por um esmalte extremamente resistente, de altíssima qualidade e incomparável beleza.

Este esmalte, após a passagem pelo forno na fabricação, se vitrifica, o que traz benefícios práticos quanto à segurança alimentar, pois o vidro é um material completamente seguro.

A parte interna pode ser em esmalte branco, preto ou areia. Vai depender da marca.

Algumas panelas de ferro que talvez você se interesse em comprar

 

Na panela brasileira, o ferro está exposto e a cor preta é proporcionada pelo óleo que recobre a panela.

É um processo de queima que faz com que a panela fique um pouco mais protegida, mas sem grandes benefícios quanto à durabilidade do material, já que o ferro fica exposto.

O que é Ferro Fundido?

O ferro fundido é uma mistura de ferro, carbono e silício, com uma concentração de carbono acima de 2%, ou seja, é uma liga de ferro rica deste elemento.

A característica da pintura esmaltada que algumas panelas como as da marca francesa Staub, ou da Le Creuset, oferecem, se refere ao revestimento aplicado na panela, que se caracteriza por um esmalte constituído basicamente em vidro.

Algumas características:

Condução de calor

Um grande mito sobre as panelas de ferro é que elas têm maior dificuldade em conduzir o calor.

A verdade é justamente o contrário, o ferro é um liga onde sua composição apresenta a característica química de excelente condutividade e também mantém o calor por mais tempo.

Durabilidade

Outro mito é com relação a durabilidade. Muitas pessoas afirmam que a vida útil da panela de ferro é reduzido pois enferruja rápido.

Uma panela de ferro só será inutilizada em pouquíssimo tempo se a conservação e higienização não for feita de forma adequada. Muito tempo sem utilizar este artigo também pode provocar danos.

Liberação de Ferro

A panela de ferro apresenta como principal benefício a liberação de ferro nos alimentos. Isso ocorre durante o cozimento onde o ferro presente na panela passa para o alimento, esse processo pode ser benéfico para a saúde pois a ingestão de ferro (moderada) combate a anemia, entre outros sintomas, como cansaço excessivo, falta de atenção e desânimo.

Excesso de Ferro

Assim como é um benefício o alimento já conter ferro, a ingestão em excesso pode ser prejudicial a saúde. Alguns sintomas são dores abdominais, cansaço, fraqueza, queda de cabelo, entre outros.

Portanto jamais armazene alimentos dentro da sua panela por muito tempo, pois a absorção de ferro continua mesmo após o cozimento.

Alimentos mais claros ficam escurecidos com o excesso de ferro, este é um indício de que deve se ter um cuidado maior.

As panelas de ferro e suas vantagens para a saúde

As panelas fabricadas em ferro trazem o benefício de não liberar nenhum material tóxico durante o cozimento dos alimentos, pelo contrário, elas liberam pequenas quantidades de ferro.

Esses minerais são liberados e incrementados aos alimentos durante o preparo de forma que serão ingeridos e trarão vantagens a saúde.

Obs: os baixos níveis de ferro podem provocar doenças como anemia ou ainda ocasionar cansaço excessivo, desânimo ou falta de atenção. Então, uma panela de ferro é sempre bem vinda quando o assunto é saúde.

Utilização da panela de ferro: funcionalidade e praticidade

As panelas fabricadas com ferro, material rico em propriedades minerais, são ideais para preparar qualquer tipo de alimento, como arroz, sopa,verduras, carnes em geral.

Tome cuidado apenas com as frituras, o óleo pode se deteriorar com mais rapidez quando em contato com a panela de ferro.

As panelas de ferro trazem ainda a vantagem de manter o alimento aquecido por mais tempo e garantir um cozimento por igual além de poderem ser utilizadas em todos os tipos de fogão, inclusive por indução.

Oferecem ainda a opção de manter o alimento refrigerado, basta deixar a panela na geladeira ou freezer por alguns instantes.

Panelas de Ferro MTA - Marca brasileira de panelas de ferro com tampa de vidro
Panelas de Ferro MTA – Marca brasileira de panelas de ferro com tampa de vidro – COMPRE AQUI

Limpeza da panela de ferro para não enferrujar

A higienização pode ser feita em máquina de lavar louças porém não há garantia de que fique 100% limpa. O visual também pode ser afetado.

Recomendamos que lave sua panela sempre a mão, com sabão neutro. Dica importantíssima: seque sua panela na chama do fogão para evitar que reste alguma umidade e apareçam manchas de ferrugem.

Como Tirar Ferrugem de Panela de Ferro

Você sabe como tirar ferrugem de panela de ferro? Não né, pois veio ler nossa matéria, e é isso que vamos lhe ensinar: como limpar e retirar a ferrugem que aparece nas panelas de ferro. E é muito fácil.

Quem possui uma panela de ferro tradicional, sem ser a esmaltada, sabe que às vezes é só descuidar um pouco e ela aparece enferrujada.

Pois é, este problema costuma acontecer quando a guardamos levemente úmida, ou, pode ater estar 100% seca, mas com o passar do tempo ela absorve a umidade do ar, provocando assim o aparecimento da ferrugem.

Não se desespere, pois isso é 100% normal de acontecer.

Temos várias maneiras de tirar ferrugem de panela de ferro. Vamos detalhar a mais simples que você com certeza conseguirá fazer agora mesmo, depois de terminar de ler nosso artigo.

Método Esponja Metálica + Curagem no Forno

Este método é simples e tem apenas 3 passos simples:

  1. molhe a panela / frigideira com água e esfregue com uma esponja metálica grossa até sair toda a ferrugem;
  2. seque totalmente a panela;
  3. passe óleo vegetal por toda a panela, inclusive pelo cabo;
  4. retire o excesso de óleo com um pano;
  5. aqueça o forno a 175ºC e coloque a panela virada para baixo em cima de uma folha de alumínio por 1 hora.

Pronto! Se você fizer este processo com uma certa frequência, terá uma panela de ferro sem ferrugem para sempre.

Bem, é muito simples deixar sua panela com cara de nova. Podemos dizer que é até um processo prazeroso, você conseguir reformar sua querida panela de ferro e deixa-la como nova.

O processo é bem simples, pelo menos este mostrado em nosso artigo. Existem outras formas de tirar ferrugem de panela de ferro, e vamos acrescentar aqui no artigo assim que tivermos conhecimento.

Agora que já sabe um pouco mais sobre as panelas de ferro que tal adquirir uma e experimentar? Uma das marcas mais famosas do mundo é a Le Creuset, marca que se difundiu rapidamente no Brasil nos anos 2000.

As panelas Staub são da mais alta qualidade, inclusive são panelas utilizadas pelos maiores cozinheiros do mundo, como o chef Paul Bocuse.

Para quem procura modelos e marcas mais populares, pode encontrar ainda as panelas da marca MTA e as tradicionais panelas de ferro coloniais, que são mais acessíveis e oferecem praticidade na cozinha, possuem tampa de vidro que ajuda no preparo dos alimentos.

Panelas de ferro Le Creuset para você comprar agora

Panelas de ferro francesas Staub que você vai amar!

 

Cuidados necessários na utilização das panelas de ferro

Um outro cuidado importantíssimo que se deve ter é não armazenar a comida depois de pronta nela, pois o ferro presente na panela vai continuar passando para o alimento que atingirá níveis elevados deste mineral, o que em exagero não é bom para a saúde.

Se a comida começar a ter variações na cor, ficando mais escura, por exemplo, já é um sinal de alerta, ela já pode conter ferro em excesso.

Alguns cuidados extras são necessários para manter sua panela sempre em condições de uso, como por exemplo, não utilize esponjas ou outro materiais que possam danificar a superfície, eles podem retirar a camada protetora que se forma com a utilização e que ajuda a evitar o processo de ferrugem da panela.

Utilize sempre sabão neutro e seque a panela no fogo para retirar toda a umidade presente que possa acelerar o processo de oxidação do ferro.

 

Conclusão sobre as panelas de ferro fundido

As panelas de ferro são itens realmente essenciais em nossa casa, em qualquer cozinha. Como são itens versáteis, você pode fazer uma série de receitas com ela, o que a torna um coringa.

Ela é fabricada com um material saudavelmente seguro, pois tanto no modelo de panela esmaltada quanto no modelo de ferro crú, em ambos os casos, há uma vantagem pois ferro ou esmalte não soltam material químico durante o cozimento.

Há uma vantagem significativa para a panela ferro esmaltada, que por ser recoberta por esmalte especial vitrificado, tem vantagem de durabilidade e do vidro ser um material 100% seguro quando o assunto é saúde.

Compartilhe com quem vai gostar!
2 Comentários
  1. Zenaide 1 mêsatrás
    Responder

    Bom dia.
    Se o ferro é benéfico, as panelas importadas não geram benefícios. Pois são na verdade panelas esmaltadas. A de ferro comum e brasileira faz mais sentido então?

    • Blog As Panelas 4 semanasatrás
      Responder

      Olá Zenaide! Não é bem assim. Desculpa se não me expressei bem.

      As esmaltadas de ferro são ótimas pois o esmalte, que é normalmente composto por vidro, é um material que não possui porosidade. Então, as esmaltadas são boas por não transmitirem resíduos metálicos aos alimentos (veja aqui). As de ferro puro são boas panelas e teoricamente não trazem problemas à saúde, desde que usadas corretamente e que sejam fabricadas com ferro de boa procedência. Como você vai saber se é de boa procedência? Não há como saber, por isso as esmaltadas são mais garantidas tanto pela durabilidade quando pela qualidade e garantia de que não vão passar nada para o alimento.

      Grande abraço!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado