Top 5 de Panelas de Indução Para Uma Cozinha Moderna

Atualizado em 29/01/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre panela de indução, você também vai gostar de ler:

A melhor Panela de Pressão - Guia Completo

Panelas Zwilling - As Melhores do Ano

A Melhor Churrasqueira Elétrica - Utilidades Domésticas

Panelas de Indução Para Uma Cozinha Moderna

Os fogões por indução já ganharam o seu espaço no oriente, assim como as panelas de indução. Porém, aqui no Brasil esta tecnologia ainda não é tão usada como o fogão convencional a gás.

Na realidade, o maior motivo do sucesso no oriente é o fato de que nenhuma outra panela, em nenhum outro fogão, é capaz de cozinhar de maneira tão uniforme o arroz, tão tradicional na culinária. E isso não é pouca coisa, já que os japoneses comem Gohan (arroz japonês) em praticamente todas as refeições, inclusive no café-da-manhã.

É claro que, quando se adota uma tecnologia diferente, é preciso ter uma certa noção do funcionamento, não apenas para garantir que a comida cozinhe de maneira perfeita, como também evitar possíveis acidentes. E isso inclui, é claro, quais são as panelas para cooktop por indução.

Para ajudar-lhe nesta empreitada, unimos neste artigo várias dicas de como escolher um jogo de panelas adequado – material, tamanho e formato – para que o seu fogão por indução funcione adequadamente e, além disso, também votamos nas melhores panelas para fogão de indução do mercado. Confira!

O que é fogão de indução?

Antes de entrarmos nas panelas, é importante saber o que é o fogão de indução e como funciona. Na verdade, apesar de haver algumas questões de física e química envolvidas, é mais simples do que parece:

O fogão por indução, como o nome já diz, funciona por meio da indução de ondas eletromagnéticas. Essas ondas são estimuladas pelo magnetismo existente no fundo das panelas para cooktop por indução (é por isso que são panelas específicas).

Assim, esse cooktop só se aquece se estiver com a panela adequada sobre ele. Por isso, esse fogão não é como o convencional, que o calor é focado no eixo onde a boca está.

É importante lembrar que nem todos os fogões por indução possuem forno. Muitos fabricantes vendem kits de cooktop e de forno elétrico.

Como funciona a panela de indução?

Como você acabou de ver, o cooktop por indução funciona apenas se estiver com uma panela para indução sobre ele. Em outras palavras, o fogão apenas reconhece panelas que possuem magnetismo. Mas, por que isso acontece?

O fogão possui uma zona de cocção, ou seja, uma marcação que delimita o campo eletromagnético.

O aquecimento das panelas para fogão de indução é feito por meio da circulação das ondas magnéticas na panela. É por isso que a panela se aquece por completo.

Quando a panela para indução é removida, essa “troca” magnética para e o fogão deixa de funcionar. Além disso, caso a panela não seja para indução, essa troca também não vai acontecer e, por isso, determinadas panelas não vão funcionar.

Quais são as vantagens e desvantagens do fogão e da panela de indução?

A principal vantagem é que este é o modelo de fogão mais seguro que existe, já que é impossível que continue se aquecendo se uma panela para indução não está sobre ele.

Ou seja, sabe aquele “tirei a panela e esqueci o fogo aceso”? Não vai mais acontecer! Da mesma forma, não há o risco de vazamento de gás.

Além disso, você também economiza energia, pois o calor gerado é focado na panela. E não é só isso: já que o calor circula em toda a panela, e não apenas no centro (boca do fogão), o preparo dos alimentos é mais rápido.

Outra vantagem é o fato de não utilizar gás e, por isso, o fogão de indução não colabora para a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Desvantagens

É claro que a maior desvantagem da panela de indução vai ser a necessidade de trocar o jogo de panelas, já que elas devem ser fabricadas com material magnético.

Por conta de suas propriedades, as panelas para indução são mais caras do que as comuns, além de não haver uma grande variedade de materiais.

Como escolher panela de indução: Material

O material das panelas de indução é uma das coisas mais importantes a serem levadas em conta na hora de escolher o novo jogo de panela.

Por isso, sempre que for às compras, preste muita atenção nas especificações do fabricante.

É claro que algumas marcas já estão fabricando linhas de panelas de indução. Mas, em geral, todas as panelas com materiais magnéticos funcionam nesse tipo de sistema. Confira os melhores materiais para as panelas para cooktop por indução.

Panela de inox

O material mais recomendado para panelas de indução é o aço inoxidável. Boa parte deles já vem com fundo triplo, ou seja, uma camada de aço inoxidável, uma de alumínio e outra de aço inoxidável.

A principal vantagem é o fato de que o inox não transfere resíduos para o alimento, não alterando a cor e nem o saber. A durabilidade desse material é excelente, pois não oxida e também não quebra.

Por fim, o inox faz com que o calor seja distribuído de maneira homogênea, fazendo com que o alimento seja cozido de maneira igual.

Panela de ferro

A panela de ferro também é ótima em relação ao aquecimento de alimentos e distribuição de calor.

A durabilidade dela consegue ser ainda maior do que a de inox: cuidando bem dela, pode durar gerações. Para você ter uma ideia, a paellera dos espanhóis é tida como um tesouro familiar.

É importante lembrar que as panelas de ferro acentuam o sabor natural dos alimentos, além de depositarem pequenas cargas de ferro no alimento, o que pode ser útil no tratamento de anemia.

Como era de se esperar, a principal desvantagem dessa panela é o peso. Na verdade, esse é o motivo pelo qual as panelas de ferro caíram no desuso.

Panela de cerâmica

A panela de cerâmica é uma questão complicada, já que apenas funcionará no cooktop para indução caso tenha uma camada de indução no fundo (um fundo triplo, por exemplo). Mas, se você não tiver certeza disso, é melhor optar por inox ou ferro.

Cuidado, estes materiais NÃO são para indução:

As panelas de vidro, cobre, barro e cerâmica sem fundo de indução não devem ser utilizadas. Em geral, o motivo é simples: a panela é feita de um material que possui magnetismo? Caso contrário, não vai funcionar.

É importante ficar atento para as panelas de alumínio, pois, apesar de até funcionar no fogão de indução, é importante que ela não seja deformada e, além disso, se for fina demais, pode acabar derretendo.

Como escolher panela de indução: Formato e dimensão

O formato da peça é outro quesito muito importante: prefira aquelas que são planas, sem curvas.

As dimensões, como sempre, estão relacionadas a quantidade de pessoas que vai comer. Se você cozinhar apenas para você, prefira uma panela pequena. Use uma panela média para cozinhar para poucas pessoas. Agora, pratos feitos para uma quantidade maior de pessoas devem ser feitos em uma panela maior.

É importante lembrar que, independentemente do tamanho da panela para fogão de indução, o calor será distribuído da mesma maneira.

Como escolher panela de indução: Preço

Quem não gosta de uma boa economia, não é mesmo? Por isso, separamos aqui o material mais caro, mediano e o mais barato, veja:

  • Panela de aço inoxidável: Esse é o material mais em conta, ainda que o fundo triplo eleve o valor da panela;
  • Panela de ferro: Dos modelos para panela de indução, esse seria o meio termo. Mas é um bom investimento, devido à sua durabilidade;
  • Panela de cerâmica: Esse é o modelo mais caro, já que a panela de cerâmica só funciona no sistema de indução caso tenha fundo eletromagnético. Mas, não se preocupe, pois ela é bem versátil: pode ir em todos os tipos de fogão, forno e até guardar alimentos na geladeira.

Como escolher panela de indução: Fundo

Por último, mas não menos importante, temos o fundo da panela. É de extrema importância que seja plano, para que a superfície esteja totalmente em contato com o fogão.

Da mesma forma, o fundo da panela para fogão de indução não deve ter o fundo arredondado. O fundo mais recomendado é o triplo.

Como testar as panelas que você já tem

O fundo das panelas de indução deve estar em contato com o campo eletromagnético.

Você está na dúvida se as panelas que você já tem servem para indução? É claro que a primeira alternativa é verificando as especificações do fabricante. Porém, nem sempre temos acesso, nem mesmo na internet.

Por isso, há um truque caseiro e muito acessível para descobrir se pode ser panela de indução: utilizando um imã. Leve para o fundo da panela e, se o imã grudar e haver uma resistência na hora de você tirar, funcionará bem no cooktop de indução.

Agora, se o imã cair, não é uma panela para fogão de indução.

Top 5 Melhores modelos de panelas de indução

Você já conhece todas as nossas dicas para escolher as panelas adequadas para fogão de indução, mas prefere um jogo de panelas próprio para esse fogão?

Escolhemos as 5 melhores panelas de indução para você comparar e escolher a que mais combina com você e com a sua culinária!

Jogo de Panelas com Fundo Triplo, Tramontina, Solar Inox

A Tramontina entra em cena com o jogo de panelas Solar Inox, uma panela de indução com fundo triplo e que vem com tampas de inox.

Dessa forma, além de não liberar resíduos que alterem o alimento, também garante a distribuição de calor de maneira igual. Além do cozimento rápido, os alimentos ficam aquecidos por mais tempo.

O fundo triplo desse jogo de panelas de indução garante a resistência e a durabilidade desse jogo de panelas para fogão de indução.

Conjunto com 4 Panelas Cerâmica Electrolux Infinite AmpliCook

A Electrolux apresenta o jogo de panelas Infinite AmpliCook, feito de cerâmica para fogão de indução, mas que possuem fundo eletromagnético.

São muito versáteis, já que aguentam mudança de temperatura extrema. Ou seja, você economiza tempo ao guardar a comida na geladeira sem precisar retirar da panela.

Conjunto de Panelas, 5 Unidades, Aço Inoxidável, Electrolux

O conjunto de panelas da Electrolux vem com uma panela, três caçarolas e uma frigideira.

Fabricadas com aço inoxidável, elas podem aguentar altas temperaturas (até 200°C). Lembrando que o aço inoxidável tem a vantagem de conservar o sabor dos alimentos.

Jogo de Panelas Tramontina Mônaco Induction em Alumínio com Revestimento Interno e Externo Antiaderente Starflon Premium

O Conjunto de Panelas Tramontina Mônaco Induction tem como diferencial o revestimento Starflon Premium, que impede que o alimento grude na panela, o que facilita – e muito – na hora de lavar a louça.

O material desse jogo de panelas é de alumínio de 3 mm de espessura, o que acelera o cozimento dos alimentos.

As tampas do jogo de panela de indução são fabricadas com vidro temperado, o que faz com que seja muito resistente. Já os cabos, alças e pegadores possuem um protetor de silicone, para que você possa manejar as suas panelas com segurança.

Jogo de Panelas Tramontina Rotonda Ceramic em Aço Inox Fundo Triplo Revestimento Interno em Cerâmica Branca com Tampa de Vidro 4 Peças

O Jogo de Panelas Tramontina em Aço Inox Fundo Triplo Revestimento Interno em Cerâmica Branca com Tampa de Vidro 4 Peças tem toda a elegância da cerâmica e toda a eficiência do fundo triplo.

O revestimento de cerâmica permite que os alimentos sejam cozidos com menos gordura, o que faz com que sejam mais saudáveis.

O fundo triplo faz com que o alimento seja aquecido mais rapidamente, economizando não apenas energia, mas também o tempo de preparo. Além disso, os alimentos ficam aquecidos por mais tempo, o que também é uma economia.

Você terá muito mais praticidade em seu dia-a-dia, já que o jogo de panelas de indução Rotonda Ceramic pode ser lavado na máquina de lavar, além de ser muito fácil de lavar manualmente, basta utilizar água, detergente e uma esponja macia.

Você viu os fogões por indução nos programas de culinária e se encantou? Ou já os conhecia através da culinária japonesa ou tailandesa? E não é para menos, já que é a promessa para uma cozinha moderna, prática e mais segura. E, agora que você sabe todos os detalhes sobre as panelas de indução, pode comprar sem medo de ter surpresas na hora de cozinhar.

Você gostou de nosso artigo sobre panelas de indução? Continue navegando em nosso blog para conhecer nossa linha de panelas e também dicas de uso e conservação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o