Panelas de Presente para Estudantes de Gastronomia

Atualizado em 15/04/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre panelas de presente para estudantes de gastronomia, você também vai gostar de ler:

Tipo de Panela Certo Para o Preparo de Cada Alimento - Guia Completo

Marca Ballarini - As Melhores do Ano

Faca Global - Faca Japonesa de Alta Qualidade e Incrível Design - Utilidades Domésticas

As panelas de presente para estudantes de gastronomia são o sonho de qualquer um que está embarcando na faculdade de gastronomia.

Esse curso é relativamente novo no Brasil, mas hoje faz o maior sucesso: qual aluno de gastronomia não sonha em ser chamado de “chef”, de entrar e ganhar um programa culinário na televisão e até mesmo ter um restaurante estrelado como grandes nomes brasileiros, como Alex Atala, Jun Sakamoto, etc.

É claro que qualquer curso exige materiais próprios e, no caso de gastronomia, temos diversos acessórios e, é claro, as panelas de presente para estudantes de gastronomia. Com elas, o aluno poderá fazer as suas deliciosas receitas.

Você deve estar pensando que todas as panelas são caras. Sim, algumas costumam ser bem caras, que chegam a ser consideradas como “boutiques”. Mas nem todas são “O olho da cara”. Na verdade, há panelas relativamente baratas, mas que são de qualidade.

Se você tem algum parente ou amigo que iniciará o curso de gastronomia e gostaria de dar-lhe um presente de boa sorte, confira as dicas de especialistas sobre as panelas que não devem faltar para um estudante de gastronomia!

Panela com cabo

Entre as panelas de presente para estudantes de gastronomia está a panela com cabo. É um produto básico, pois é possível preparar diversos tipos de alimentos, tais como risoto, arroz, purês (e o famoso aligot), molhos e, é claro, frituras.

Panela antiaderente

As panelas antiaderentes estão entre as favoritas entre os apaixonados por gastronomia, já que são muito fáceis de lavar e possuem a vantagem de não grudar alimento.

Frigideira

A frigideira é um item básico, então não tem erro na hora de escolher entre as panelas de presente para estudantes de gastronomia. Nossas sugestões são:

  • Frigideira aderente de fundo triplo: Uma ótima alternativa para grelhar carnes;
  • Frigideira de alumínio: Excelente para alimentos que exigem uma fritura mais lenta;
  • Frigideira revestida de cerâmica: Uma das melhores para frituras;
  • Frigideira de titânio: Uma das melhores em durabilidade, além de serem capazes de aguentar altas temperaturas.

Wok

Da cultura oriental para as panelas de presente para estudantes de gastronomia, a Wok é uma frigideira arredondada, o que facilita na hora de mexer com os alimentos.

É uma das melhores para o preparo de pratos orientais, como yakisoba, mas também é ótima para preparar vários outros tipos de alimentos.

Sauteuse

Como o nome já lembra, sauteuse é uma panela especializada em saltear. E não é só isso: ela também é ótima para preparar carnes com molhos e caldos, além de gratinar legumes.

A vantagem da sauteuse e o que a torna uma das panelas de presente para estudantes de gastronomia é o seu formato pois, como é mais alta e arredondada que uma frigideira comum, permite preparar líquidos com mais facilidade, além de reter o calor e cozinhar melhor os alimentos.

Caçarola

A caçarola também está entre as nossas sugestões de panelas de presente para estudantes de gastronomia, por ser a melhor opção para ensopados, alguns tipos de carne (como carne de panela, vaca atolada, etc.) e o famoso ragu.

Isso porque essa panela possui um fundo maior que as panelas convencionais e, graças a isso, o calor é distribuído de maneira homogênea, o que beneficia alimentos que exigem um cozimento mais lento.

Caldeirão

Em questão de panelas de presente para estudantes de gastronomia, o caldeirão também não pode ficar de fora!

É uma panela ainda maior que a caçarola e, por isso, é excelente para preparos que utilizam grandes quantidades de água, como ensopados, caldeiradas, sopas e até mesmo alguns tipos de massas.

Panela de pressão

Não podemos falar nas panelas de presente para estudantes de gastronomia sem mencionar as panelas de pressão, que são excelentes para preparar feijão e outros tipos de grãos, reduzindo o tempo em mais de 50%.

Espagueteira

A espagueteira é, como o nome já diz, excelente para preparar massas. Geralmente, é fabricada em aço inoxidável e, por isso, distribui o calor de maneira uniforme, cozinhando toda a massa por igual, ao mesmo tempo que evita que ela grude.

Ela vem com um cesto com furinhos para escorrer a massa, mas, retirando, é possível cozinhar outros tipos de alimentos e essa versatilidade garante a espagueteira como uma das panelas de presente para estudantes de gastronomia.

Panelas de presente para estudantes de gastronomia

Outros acessórios além das panelas de presente para estudantes de gastronomia

Além das panelas de presente para estudantes de gastronomia, outros acessórios podem ser muito úteis para quem está começando:

Termómetro culinário

Saindo do óbvio, mas muito útil para o preparo de receitas de nível mais avançado, o termômetro culinário com certeza vai agradar.

É um item indispensável para assar carnes em um ponto específico, ou ainda temperar chocolates da maneira certa para fazer o “snap”, que é aquele barulho gostoso que ouvimos quando quebramos o chocolate.

Balança culinária

A balança culinária também é ótima para cozinhar receitas que precisam de uma preparação específica. Há balanças que conseguem suportar até 10 Kg.

Uma dica é optar, como presente para estudantes de gastronomia, pela balança com função “tara”, que não considera o peso dos recipientes.

Kit de facas

Junto com as panelas de presente para estudantes de gastronomia, outro item indispensável é o kit de facas. Aliás, diz a tradição gastronômica que um chef que se preze tem o seu próprio kit, e não divide com ninguém.

Com certeza, há diversas variedades de facas disponíveis no mercado, mas é importante priorizar as mais seguras e que possuem uma durabilidade maior. Sendo assim, as facas de aço inoxidável são as preferidas.

A dica é dar de presente um kit de facas de presente para estudantes de gastronomia cujo tamanho se adeque ao tamanho da mão do aluno de gastronomia, pois isso proporciona um corte melhor.

Sifão

O sifão culinário é um dos itens que separam um cozinheiro profissional de um amador e é um ótimo presente para estudantes de gastronomia. É utilizado para fazer espumas, não apenas o famoso chantili, mas também na culinária salgada.

Espátula de silicone

Por último, mas não menos importante, está a espátula de silicone. É muito recomendada por não arranhar a panela, o que mantém a vida útil do utensílio.

Além disso, a espátula de silicone também é muito prática, pois consegue alcançar cada espaço da panela, evitando o desperdício de ingredientes.

 

Você gostou de nosso artigo sobre as panelas de presente para estudantes de gastronomia? Continue navegando em nosso blog para conhecer nossas recomendações de marcas de panelas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o