Panelas para Fazer Doces

Atualizado em 15/04/2021
Por Jéssica Cochete

Após ler este artigo sobre melhores panelas para fazer doces, você também vai gostar de ler:

Tipo de Panela Certo Para o Preparo de Cada Alimento - Guia Completo

Top 5 de Melhores Pipoqueiras  - As Melhores do Ano

Batedeiras Planetárias - Utilidades Domésticas

 

Quem não ama doces, não é mesmo? Mas, você sabia que as melhores panelas para fazer doces são muito importantes para que a receita seja a melhor possível.

Isso é muito importante para aqueles que não abrem mão de um bom docinho, mas sobretudo para aqueles que transformaram a confeitaria em um empreendedorismo.

Porém, a questão das melhores panelas para confeitaria deixa as pessoas iniciantes confusas, especialmente porque uma panela que não é a mais adequada para fazer doces pode prejudicar diretamente no resultado, ou seja, passar do ponto, queimar com facilidade, etc.

A regra básica é: não escolha uma panela com fundo fino. As melhores panelas para fazer doces possuem fundo grosso, ou até triplo, pois distribuem o calor de maneira homogênea e, dessa forma, o brigadeiro não queima.

Sem mais delongas, saiba quais são as melhores panelas para fazer doce e melhore o resultado de sua produção!

Panela de alumínio

A panela de alumínio é super em conta e, com certeza, está na cozinha de todos os brasileiros. Caso você tenha todos os cuidados, ela se destaca pela durabilidade.

A panela de alumínio também é leve e é muito prática. Ela está entre as melhores panelas para fazer doces pois o calor é distribuído de forma equilibrada. Além disso, não costuma grudar na panela, o que evita o desperdício de ingredientes.

Panela de cobre

A panela de cobre é uma das melhores panelas para confeitaria. Na verdade, se for de cobre puro, ela é própria apenas para fazer doces. Isso porque o sal, vinagre e alimentos ácidos (tais como molho de tomate e vinagre) faz com que resíduos de cobre se desprendam da panela e contaminem o alimento. Mas, se você fizer apenas doces, não tem problema, OK?

Mas, se você tem receio da panela de cobre, saiba que existem modelos ais seguros, especialmente as que possuem revestimento antiaderente.

E o que faz a panela de cobre estar entre as melhores panelas para fazer doces? Em primeiro lugar, o fato de ser ótima em conduzir calor, esquentando de maneira homogênea. Além disso, ela também esfria rapidamente, o que otimiza bastante o trabalho.

Ainda há outra uma grande vantagem da panela de cobre: a durabilidade dela é muito grande, até mesmo anos!

Panela antiaderente com fundo triplo

A panela antiaderente está entre as melhores panelas para fazer doces, especialmente caldas e caramelo. O próprio brigadeiro fica uma delícia!

Na verdade, a confeitaria profissional costuma utilizar bastante as panelas antiaderentes em suas produções.

A vantagem é que não há desperdício de produto, pois não gruda. Além disso, é muito fácil e rápido de lavar, o que acelera a produção de novos doces. É, também, uma panela muito leve e fácil de manusear.

Panela automática para mexer doces

Você quer praticidade e é isso que procura entre as melhores panelas para fazer doces? Então, a panela automática para mexer doces está uma das melhores panelas para confeitaria. Isso porque é uma panela que vai misturando a receita enquanto você pode fazer outras tarefas. Por exemplo: a máquina mexe o recheio enquanto você cuidar da massa do bolo.

Com isso, você economiza tempo, produz mais em menos tempo, diminui os erros que podem acontecer sobretudo se parar de mexer o doce (aqueles 5 segundos de bobeira) e, é claro, diminui o esforço físico.

Panela de ferro fundido

A panela de ferro fundido pode ser bem cara e pesada, mas tem diversas vantagens que a fazem estar entre as melhores panelas para fazer doces. Isso porque ela possui um fundo grosso e, por isso, não há o risco de queimar.

Panelas que não servem para fazer doces

Panelas que são muito finas definitivamente não servem para fazer doces, justamente porque é muito fácil – e rápido – de queimar ou perder o ponto. Além disso, acaba pegando o sabor da chama do fogão e do gás.

Panela de alumínio antiaderente

Se a panela antiaderente for muito fina, como a panela de alumínio antiaderente, nada feito para os doces de cozimento longo! Isso porque acabam queimando facilmente.

Panela de teflon

A panela de teflon não é muito boa para fazer doces, já que, caso não seja bem conservada, pode acabar soltando resíduos que contaminam os alimentos.

Acessórios para fazer doces

É claro que, além das melhores panelas para fazer doces, também é importante ter bons acessórios.

Em primeiro lugar, a colher de pau (apesar de ser muito utilizada em casa) não é muito boa para fazer doces pois pode acumular bactérias em suas fissuras. Mas, se você preferir usar uma colher de pau, prefira uma de boa qualidade.

Prefira uma colher de silicone, que não corre risco de arranhar o material da panela. E também utilize um fouet.

Uma dica importante quanto aos acessórios é separar aqueles que são usados para fazer doces, já que ninguém merece um doce com cheiro de alho, salsão, cebola, etc., não é mesmo?

Panelas para Fazer Doces melhores panelas para fazer doces

Dicas para fazer os melhores doces

As melhores panelas para fazer doces são importantes, mas há outros procedimentos que melhorarão ainda mais o resultado:

  • Seque muito bem a panela antes de levar os ingredientes do doce ao fogo. Isso porque a água (mesmo que seja em pouca quantidade) acaba alterando o resultado final, tanto em relação à textura como no sabor.
  • Você está com muita pressa de fazer seus doces e quer usar fogo alto? Saiba que é provável que o doce queime. O fogo baixo garante que o doce cozinhe de maneira adequada, além de deixar o sabor ainda mais apurado e evita a formação daquelas bolinhas que aparecem quando o fundo queima.
  • Sempre escolha os melhores ingredientes. É claro que isso pode fazer com que o valor do doce fique um pouco mais caro do que você imaginava, porém, vai compensar bastante, porque você conquistará a fidelidade dos seus clientes pelo sabor!

 

Você gostou do nosso artigo sobre as melhores panelas de fazer doces? Com as panelas, com certeza você vai conseguir os melhores resultados das suas receitas, o que é muito importante, não só para fazer doces em casa, mas especialmente se você tem na confeitaria uma profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-othumbs-up