Comida Para Um Batalhão? Panelas Para Grandes Porções!

Atualizado em 15/04/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre panelas para grandes porções, você também vai gostar de ler:

A Panela Para Pão - Guia Completo

Panela Le Creuset ou Panela Staub - As Melhores do Ano

A Melhor Máquina de Café Expresso  - Utilidades Domésticas

As panelas para grandes porções são essenciais para restaurantes, onde uma quantidade enorme de comida deve ser feita com capricho e agilidade. No ambiente profissional, é mais do que importante ter panelas boas para “aguentar o tranco” e durar muito tempo.

Porém, há ocasiões em que as panelas para grandes porções são essenciais, até mesmo em nossas casas? Quem não adora reunir a família em volta da mesa para comer uma boa macarronada? Ou ainda, quem tem sítio e não resiste a fazer um delicioso porquinho frito no tacho?

Não podemos esquecer, é claro, do prato que é a cara do Brasil: a feijoada, que possui partes grandes do porco, como a costela e, por isso, precisa ser feita em uma panela de tamanho maior, para poder misturar todos os ingredientes corretamente sem transbordar.

Seja para compor o jogo de panelas de seu restaurante, seja para fazer “comida para um batalhão” em sua casa, para sua família, confira nossas sugestões de tipos de panelas e modelos.

Caldeirão

Quando pensamos no caldeirão, logo vem a imagem de uma bruxa fazendo as suas poções. Porém, você sabia que é possível fazer diversos pratos tão incríveis que parecem mágica?

O caldeirão de ferro fundido possui vários tamanhos, fundo chato e formato redondo. Por isso, é excelente para fazer pratos que exigem grandes quantidades de água como, por exemplo, sopa, caldo, arroz, massas em geral e, é claro, nossa queridíssima feijoada.

Além disso, temos a caldeirada, prato português tipicamente feito com frutos do mar, mas que também é ótimo com frango e até cabrito.

Caçarola

A caçarola é, com certeza, uma das principais panelas para grandes porções. Ela possui características específicas como as alças laterais, uma tampa e, é claro, a profundidade considerável, que é compatível com o diâmetro, à altura e ao tamanho das bordas.

Um dos principais materiais da caçarola é o inox, sendo que a sua maior vantagem é a capacidade que a caçarola tem de distribuir o calor de maneira uniforme. Ainda existe a caçarola de cerâmica, que é muito resistente a choques térmicos. Você sabia que existe também a caçarola de vidro? Ela é ótima para cozimento rápido e homogêneo e cozinha legumes em grandes quantidades em um curto intervalo de tempo.

E você sabia que a caçarola significa “guisado”, em francês? Então, esta receita de carne com batata e outros tipos de legumes é a melhor para fazer nessa panela. Além disso, esta é uma das panelas para grandes porções próprias para ensopados, cozidas e risoto.

Espagueteira

Trata-se de panelas para grandes porções, geralmente feitas de inox. A espagueteira tem, é claro, um escorredor acoplado para poder deixar escoar a água da massa.

Mas, o interessante da espagueteira é o fato de que a panela grande pode ser usada com ou sem o escorredor, pois este é encaixado. Dessa forma, você não tem apenas a espagueteira propriamente dita, mas também uma panela super versátil, que pode ser utilizada inclusive para cozinhar legumes.

Tacho

Quando o assunto é panelas para grandes porções, não podemos esquecer do bom e velho tacho, uma panela que remete aos tempos mais antigos, mas que é muito usada ainda hoje, sobretudo em sítios.

Aliás, não apenas em sítios: o tacho é uma das melhores panelas para grandes porções de frituras e faz o maior sucesso em bares, pastelarias, restaurantes, lanchonetes, etc.

Paellera

Você gosta de comidas típicas de outros países, então, com certeza, vai adorar a paella. É um prato típico espanhol que é feito com arroz bomba, legumes e frutos do mar.

A paellera, feita de alumínio, ferro fundido ou inox, possui vários tamanhos diferentes, que chegam a 130 cm. É uma panela larga e rasa, que garante o cozimento homogêneo dos ingredientes pois o calor é distribuído igualmente.

Uma ideia interessante é fazer a paella já pensando na decoração final do prato, pois esta é uma panela que pode ir do fogão para a mesa, mantendo a comida quentinha e saborosa.

Panela de pressão

Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo o suficiente para cozinhar uma comida gostosa, não é mesmo?

A solução é ter uma panela de pressão, que garante um cozimento rápido de diferentes tipos de alimentos, tais como carne de panela, sopa e até mesmo feijoada. Muitas pessoas ficam receosas por usar uma panela de pressão, mas a dica é seguir à risca as instruções do fabricante.

Agora, se você tem um restaurante, uma das melhores opções é a panela de pressão industrial.

Melhores modelos de panelas para grandes porções

panelas para grandes porções

As panelas para grandes porções são indispensáveis para quem tem restaurante, ou ainda para quem tem uma família grande ou gosta de receber os amigos, certo?

Então, confira nossas sugestões de modelos de duas das principais marcas de panelas para grandes porções: Staub e Le Creuset.

Panelas para grandes porções Staub

A Staub é uma marca francesa super premiada e que conquistou os corações dos chefs de cozinha, inclusive os estrelados.

A marca foi fundada em 1974 e se tornou referência em relação à durabilidade e resistência de suas panelas para grandes porções, assim como a garantia vitalícia, a capacidade de manter os alimentos quentes por mais tempo, a possibilidade de ir não apenas no fogão, mas também no forno e no freezer.

Além disso, as Panelas Staub são famosas pelo design sofisticado, com cores que combinam com a decoração de todos os espaços.

A maior desvantagem é o peso das panelas, mas, não se preocupe, pois é um excelente investimento. Além disso, se comparar no preço de uma Staub e de uma Le Creuset, a Staub é a campeã.

Staub caçarola de ferro fundido

A nossa sugestão de panelas para grandes porções da Staub é a panela de ferro fundido. Possui um design inovador e sofisticado, com esmalte externo de cores vivas, enquanto o acabamento preto fosco garante o melhor cozimento.

Possui um sistema de irrigação que garante a umidade do alimento durante o cozimento, o que mantém a qualidade nutricional dos ingredientes e sem deixar a comida seca.

A vantagem da panela de ferro Staub é a resistência, pois ela aguenta temperaturas extremas sem danificar a panela. Além disso, ela mantém a temperatura do alimento por mais tempo.

A caçarola de ferro fundido Staub ainda pode ir ao forno sem nenhum problema, fazendo dela uma das panelas para grandes porções mais versátil e prática do mercado.

Panelas para grandes porções Le Creusete

A Le Creuset é ainda mais antiga que a Staub: foi fundada em 1925 no norte da França, ou seja, logo comemorará 100 anos de sucesso.

A marca já é tradicional e mantém a fabricação manual de suas panelas para grandes porções (o que muitos chefs de cozinha consideram como o grande diferencial), mas, é claro, a marca vem acompanhando as maiores tendências da modernidade, características que fazem com que esta marca seja a grande líder no mercado.

Panela Redonda Signature Le Creuset

A linha Signature da Le Creuset é o que há de melhor na marca, pois possui todas as atualizações em relação à tecnologia, sem abrir mão da tradição: 15 a 30 artesãos habilidosos participam da confecção da panela.

O destaque são as alças, que estão maiores – o que garante maior segurança e conforto na hora do transporte da panela de um lugar para outro – e a tampa de aço inoxidável, que garante uma maior durabilidade.

A panela signature da Le Creuset é fabricada em ferro fundido, o que garante a versatilidade do produto: pode ir do freezer ao forno sem problemas com as temperaturas extremas.

Além disso, o cozimento é homogêneo e o alimento não gruda no fundo, o que evita desperdício e ainda ajuda a economizar tempo na hora de lavar a louça.

O que faz essa panela ser especial entre as demais panelas para grandes porções é o fato que ela não absorve o odor dos alimentos.

 

Você gostou de nosso artigo sobre panelas para grandes porções? Aposte nos modelos da Staub e da Le Creuset para ter o melhor custo-benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o