Panelas Saudáveis Para Você Cozinhar Com Saúde

Atualizado em 19/04/2021
Por Jéssica Cochete
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Após ler este artigo sobre panelas saudáveis, você também vai gostar de ler:

Panelas Com Revestimento Cerâmico - Guia Completo

Panela Ceraflame - As Melhores do Ano

Tábuas de Pedra na Cozinha - Utilidades Domésticas

Você sabia que cozinhar com saúde não diz respeito apenas ao alimento? As panelas saudáveis também são muito importantes para a nossa saúde, já que, dependendo da maneira que lavamos e cuidamos das nossas panelas, elas podem soltar resíduos diretamente no alimento, contaminando-o e, a longo prazo, estes resíduos podem ser prejudiciais à nossa saúde.

E não é só isso: algumas das melhores panelas para a saúde conservam o valor nutricional dos alimentos, já outras, ainda são capazes de melhorá-lo! Ou seja, com estas panelas saudáveis, você pode aproveitar melhor os benefícios de cada alimento, ou ainda suprir alguma deficiência de seu organismo, melhorando a sua qualidade de vida significativamente.

Você está pensando em adquirir ou trocar o seu jogo de panelas? Fique ligado neste artigo! Você vai conhecer os tipos de panelas saudáveis para você não apenas proteger a saúde de sua família, mas também garantir uma ajudinha não só no valor nutricional, mas até mesmo no sabor!

1.      Panela de vidro

Não podemos começar uma lista de panelas saudáveis sem a panela de vidro: de acordo com especialistas de área da saúde, é a melhor, pois não libera resíduos nos alimentos, especialmente metais.

Esse é um detalhe importante especialmente na questão das frituras, já que alguns tipos de panelas soltam vapores tóxicos quando são expostas às altas temperaturas, podendo contaminar o alimento.

Além disso, podemos limpar a panela de vidro com muita facilidade e ela não risca com facilidade, o que costuma ser a principal causa do depósito de resíduos nos alimentos.

Agora, é importante também saber a desvantagem: é difícil cozinhar em uma panela de vidro, pois o calor é distribuído de maneira desigual e, por isso, parte do alimento acaba ficando queimada. Mas, não se preocupe, pois há um “pulo do gato” bem simples: basta desligar o fogão antes de finalizar, já que a panela de vidro é capaz de reter o calor e continuar o cozimento por um tempo.

Além disso, o preço não é muito acessível e ela se quebra facilmente, sobretudo com choque térmico.

Dissemos há pouco que a panela de vidro não risca com facilidade, mas é importante tomar cuidado com uma coisa: não utilize palhas de aço. Prefira lavar apenas com o lado macio da esponja e com detergente neutro.

2.      Panela de aço cirúrgico

A panela de aço cirúrgico é, com certeza, uma das panelas saudáveis, porém, também está no ranking das mais caras. Mas, não descarte a possibilidade de adquirí-la, pois o valor compensa por conta de suas propriedades excelentes.

Em primeiro lugar, temos o fato de que não é uma panela porosa e, como tem proteção contra riscos, não deposita resíduos nos alimentos.

Agora, gastronomicamente falando, a panela de aço cirúrgico distribui o calor de maneira homogênea por toda a panela, apresentando um cozimento estável.  A válvula funciona como um indicador de quando a temperatura está perfeita para cozinhar.

E, por fim, a panela de aço cirúrgico também é muito resistente, sendo que algumas fabricantes dão garantia de até 50 anos! Por ela ser bem resistente, inclusive aos impactos, pode ser a melhor panela se você for desastrado.

Para lavar a sua panela de aço cirúrgico, utilize apenas água e detergentes menos agressivos, especialmente o detergente neutro.

3.      Panela de ferro fundido

A panela de ferro fundido é, com toda certeza, uma das melhores panelas para a saúde! Isso porque ela melhora o valor nutricional do alimento, depositando pequenas quantidades de ferro na comida, o que é excelente para prevenir deficiências de ferro, especialmente prevenir e combater a anemia.

Além disso, ela é uma das melhores panelas para fritar alimentos, já que resiste às temperaturas altas. E também é ótima para o preparo de carnes.

Agora, em questão de praticidade ela não é muito boa, já que demora um tempão para chegar na temperatura adequada. E, é claro, uma panela de ferro fundido é bem pesada.

O maior problema da panela de ferro fundido é a ferrugem, que pode ser altamente prejudicial à saúde. Mas, não se preocupe, pois é muito fácil de evitar: Em primeiro lugar, ela deve ser limpa apenas com água e o lado macio da esponja. Não coloque na máquina de lavar louça.

Para prevenir a ferrugem, basta se certificar de que ela está bem seca e, sempre que cozinhar com ela, após a limpeza, fazer a “cura” com uma camada fina de azeite de oliva e levá-la no forno durante cinco minutos. Com isso, você vai garantir que ela está 100% seca, e com uma camada protetora contra a ferrugem.

No caso de não conseguir fazer esse processo imediatamente, você ainda pode esfregar a panela com um punhado de sal e uma escovinha específica para este fim. Em seguida, retire o excesso de sal com um papel toalha. Com isso, você remove a gordura da panela de ferro fundido, evitando que enferruje até que você a lave.

4.      Panela de barro

A panela de barro foi inventada pelos indígenas e, hoje em dia, vem ganhando cada vez mais espaço pois, além de ser cheia de história, também apresenta vários benefícios para a sua saúde.

A panela de barro possui pH alcalino e não é tóxica. Se isso não é o suficiente para ser uma das panelas saudáveis, temos também um dado interessantíssimo: O barro – ou argila – é capaz de dar ao alimento um sabor superespecial, especialmente o feijão.

Além disso, segundo um estudo feito na Índia, a panela de barro não esmaltada é capaz de reter 100% do valor nutricional do alimento, enquanto panelas de alumínio e de aço inoxidável conseguem reter apenas 30%. Detalhe: o cozimento lento, por várias horas não muda este dado, pelo contrário, é justamente graça a isso que a panela de barro consegue essa façanha.

Uma coisa interessante e que, com certeza, faz a panela de barro ser uma das melhores panelas para a saúde é que, por conta do cozimento lento, não é preciso colocar grandes quantidades de gordura.

Na verdade, não é apenas o sabor da comida que melhora: a panela de barro deposita pequenas quantidades de minerais no alimento, tais como minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Por isso, em relação a otimizar a tabela nutricional dos alimentos, com certeza a panela de barro é uma das melhores panelas para a saúde.

Além de ser um dos destaques entre as panelas saudáveis, a panela de barro é amiga do meio-ambiente, visto que quando a descartamos, ela volta a virar barro e, por isso, não abarrota lixões, o que prejudica a natureza.

A única desvantagem da panela de barro é que ela não é boa para fazer alimentos secos, já que ela remove a umidade, deixando-os ainda mais secos. Porém, isso não é problema: basta imaginar uma feijoada no capricho.

A panela de barro deve ser lavada apenas com água morna e sabão neutro, utilizando o lado macio da esponja.

5.      Panela de pedra sabão

Ao falarmos das panelas saudáveis, não podemos esquecer da panela de pedra sabão, que não deposita resíduos nos alimentos.

Enquanto a panela de barro é melhor para alimentos como caldos e o próprio feijão, a panela de pedra sabão é excelente para o preparo de grelhados, especialmente sobre grelhas na churrasqueira.

A desvantagem é que, ao mesmo tempo em que a panela de pedra sabão leva um bom tempo para esquentar, ela também demora para esfriar e, por isso, o descuido pode causar queimaduras. O peso também pode ser um empecilho para algumas pessoas, além do fato de não ser tão acessível.

É importante destacar que a panela de pedra sabão ser uma das melhores panelas para a saúde também tem muito a ver com a maneira correta de cuidar: ao adquirir sua panela, lave com água e sal e depois seque completamente. Ela não deve ser lavada com sabão. Utilize apenas água e finalize com uma camada de azeite de oliva.

6.      Panela de cerâmica

panelas saudáveis,melhores panelas para a saúdeA panela de cerâmica também ganha destaque entre as panelas saudáveis, pois são naturalmente antiaderentes. Então, basta um pequeno fio de óleo para cozinhar o alimento sem que ele grude na panela.

Outro fator importante que a faz ser uma das melhores panelas para a saúde é a sua resistência às altas temperaturas, não liberando vapores tóxicos prejudiciais à saúde.

Além disso, possui um grande valor gastronômico, já que a panela de cerâmica também é conhecida por melhorar ainda mais o sabor dos alimentos cozinhados nela. Sem contar que ela cozinha o alimento de maneira homogênea, o que a faz ser uma das panelas saudáveis com maior benefício gastronômico.

Agora, quanto às vantagens, temos a fragilidade, já que não precisa bater com muita força para quebrar. E a panela de cerâmica também não é tão barata.

Agora, o revestimento de cerâmica pode ser uma saída para o custo elevado. No caso de uma panela de alumínio com revestimento de cerâmica, por exemplo, o alimento não vai entrar em contato com o metal.

A panela de cerâmica deve ser lavada com apenas um pouco de detergente (bem pouco) e o lado macio da esponja. Também é importante se atentar ao uso de talheres: não utilize metais, que desgastam a cerâmica. Prefira uma espátula de silicone.

Você gostou de nosso artigo sobre panelas saudáveis? Analise qual é a melhor para você com base na sua rotina e no seu bolso e adquira uma delas, que com certeza vai melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital - Joinville SC.
searchcheckchevron-righttimes-circle-o