Tábua de Corte Para Cozinha: Como Escolher e Como Limpar

Dicas d'As Panelas
Tábua de Corte Para Cozinha: Como Escolher e Como Limpar
[Total: 0    Média: 0/5]

Aqui no As Panelas você encontra dicas infalíveis de como escolher os melhores produtos, mantê-los por mais tempo e onde comprá-los. O post de hoje é sobre algo que é indispensável em qualquer cozinha: tábua de corte.

 

Depois de ler este artigo sobre tábua de corte, leia também:

Potes Herméticos de Vidro – Guia 2019

A Melhor Faca Para Churrasco – Acerte na Compra e Escolha a Sua

 

Que tipo de Tábua escolher?

Existem tábuas de corte fabricadas em diversos materiais, tem de vidro, tábua de corte de madeira, de plástico entre muitas outras opções. Mas aí surge a dúvida de qual escolher. Não existe uma regra pra isso, afinal, vai da necessidade e preferência de cada um.

Veja estes 3 modelos de tábuas de corte

 

Tábua VAIK Basics - Uma tábua de corte simples mas que cumpre o que se propõe a fazer
Tábua VAIK Basics – Uma tábua de corte simples mas que cumpre o que se propõe a fazer

 

Qual o melhor material?

As tábuas de vidro são consideradas pela maioria a melhor opção, por não transferir nenhum tipo de impureza para os alimentos, ok. Mas vamos analisar outros pontos importantes, como a vida útil de suas facas de cozinha, que se usadas para cortes em tábua de vidro, perdem o corte mais facilmente e podem até ser danificadas a longo prazo, o que não é nada bom. Outro fator importante é o ambiental, já que são feitas em vidro temperado, material que não pode ser reciclado, ou seja, qualquer dano que ocorra com a tábua, inutilizaria o material, e não poderia ter outro fim a não ser o lixo.

Outra opção é a tábua de corte de plástico, material que trás infinitas possibilidades de cores e formatos, muito utilizada pelo baixo custo. Porém, você deve se atentar ao tipo de plástico utilizado na fabricação, pois alguns materiais são altamente tóxicos e que na ingestão de alimentos preparados nela podem nos prejudicar .

E por fim, existe a tábua de corte em madeira, que é vendida em várias formas e tamanhos, com preços acessíveis. A madeira é um material reciclável e muito bonita em sua forma natural. Por ser um material macio, possui a vantagem de não danificar as facas, ao contrário do vidro.  É importante escolher modelos de tábua de corte com qualidade e bom acabamento.

Você talvez goste destas 10 tábuas de corte em madeira

 

Dois modelos de Tábua de corte: Tábua VAIK Basics e Estação de Corte VAIK
Dois modelos de Tábua de corte: Tábua VAIK Basics e Estação de Corte VAIK

 

Como Higienizar Tábua de Corte em Madeira?

Você pode higienizar sua tábua de corte colocando o utensílio dentro de um recipiente com:

  • Água
  • 3 colheres de cloro ou água sanitária por 15 minutos

Manter no recipiente com a mistura por 15 minutos, em seguida lave em água corrente e detergente e deixar secar ao sol.

Para melhor durabilidade da sua tábua, sugerimos o uso de um óleo conservador de madeira, assim terá ela útil e bonita por muito mais tempo. Mesmo assim, o ideal é fazer a troca das tábuas pelo menos uma vez ao ano. Abaixo podemos ver a diferença do lado da tábua com o conservador, e no outro sem.

Tabua-de-corte-com-e-sem-o-Revitalizador-VAIK
Tabua de corte com e sem o Revitalizador VAIK

 

Recomendamos que, independentemente do tipo de tábua de corte para cozinha que você escolher, não misture alimentos no momento da preparação. Cortar carne crua e depois manusear verduras na mesma tábua pode causar problemas. Alimentos crus contaminam outros tipos de comida com facilidade. Por isso o indicado é possuir uma tábua para cada tipo de alimento.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado