As Panelas
As Panelas - Todas as panelas do mundo!

Tipo de Panela Certo Para o Preparo de Cada Alimento

Atualizado em 22/01/2020
Por Bernardo Klock

Você sabe que o tipo de panela que usa interfere no sabor dos alimentos que prepara? Pois é, por isso vamos dar algumas dicas sobre a melhor escolha na cozinha.

Mesmo não sendo um chef e apenas gostar de cozinhar para a família e amigos, você certamente tem um apego especial por suas panelas.

De vidro, cerâmica, inox, alumínio…os tipos de panelas são os mais variados, e conquistam por seu design e funcionalidade.

No entanto, além dessas características, outras devem ser consideradas na hora de comprar ou de escolher a panela ideal.

Você sabe por quê? Porque a escolha da panela correta faz toda a diferença na hora de preparar uma refeição, podendo, inclusive, alterar o seu sabor.

Assim, você poderá preparar os pratos mais deliciosos da culinária italiana, brasileira, árabe, japonesa e qualquer outra.

Quer saber mais? Vamos contar sobre os tipos de panelas e seu uso adequado.

Dicas sobre tipos de panelas e preparo de alimentos

Se você souber o tipo de panela certa para preparar determinados tipos de alimentos, acabam os problemas de comida que gruda no fundo, óleo quente demais, alimentos que demoram mais que o esperado para ficar prontos, dentre outros problemas.

Esse tipo de informação que você vai adquirir aqui, também é transmitido por outros meios, como pelo fabricante ou quando você se capacita em culinária, por meio de cursos online com certificado, por exemplo.

Conheça os principais modelos de panelas

1. Panela de inox

Inox é um dos materiais mais resistentes e fáceis de limpar. Além disso, distribui bastante o calor. Apesar de sua praticidade, não é a panela ideal para alguns tipos de alimentos, como os ricos em enxofre: cebola, repolho, brócolis, couve-flor, dentre outros. O motivo? A migração do níquel para os alimentos. Esse processo também ocorre em frituras, portanto, desaconselhadas em panelas de inox.

Esse tipo de panela é excelente para o preparo de carnes e molhos. Especialistas indicam as panelas inox de fundo triplo para preparar arroz bem soltinho.

2. Panela de alumínio

Uma das mais comuns e tradicionais, a panela de alumínio é também a de valor mais acessível. Além disso, é fácil de manusear e leve. É indicada para o preparo de arroz a acompanhamentos e não indicado para o preparo de alimentos ácidos, como vinagrete e molho de tomate.

3. Panela de vidro

As panelas de vidro são atóxicas, ou seja, não migram minerais que podem ser nocivos à saúde. Elas esquentam muito rápido, por isso há o risco de queimar o alimento.

São ideais para o preparo de caldos, sopas e molhos e também são ótimas para frituras. Suas principais desvantagens: peso e fragilidade.

4. Panela de ferro

A panela de ferro é excelente para o preparo de feijão, mas também de carnes. Em algumas regiões do país, como no Sul, é a preferida para o preparo do famoso “carreteiro” (arroz de carreteiro em outras regiões).

É ótima para preparar alimentos para quem tem déficit de ferro no organismo, assim como para vegetarianos, pois libera o mineral para os alimentos.

5. Panela de teflon

A panela de teflon é excelente para preparar refeições leves. É ideal para alimentos fritos e grelhados, sem a adição de óleo, como bifes, panquecas e frango.

6. Panela de cozimento a vapor

As panelas de cozimento a vapor são indicadas para o preparo de legumes e verduras, pois o vapor mantém as propriedades nutritivas desses alimentos.

Outros alimentos que também podem ser preparados nesse tipo de panela são: grãos, frutos do mar, arroz, frango, peixe e ovos.

Essas foram as nossas dicas de hoje. Esperamos que tenha gostado e que comece a aplicar o que aprendeu aqui.
Caso você ainda não saiba cozinhar, não se preocupe, pois sempre há o que aprender.

Você pode fazer cursos online voltados à culinária, aprender receitas, dicas e macetes da cozinha e se tornar um ótimo cozinheiro.

Compartilhe nosso post com amigos e conhecidos e deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital Joinville SC.
WEBK Consultoria SEO
searchcheckchevron-righttimes-circle-othumbs-up