Potes Herméticos de Vidro – Guia 2019

Dicas d'As Panelas
Potes Herméticos de Vidro – Guia 2019
Compartilhe com quem vai gostar!

Potes herméticos, o que são?

Nesta postagem apresentamos alguns tipos de potes herméticos que podem ser utilizados para facilitar o seu dia-a-dia e garantir a qualidade dos alimentos para consumo, sem riscos de contaminação. Se você estiver pensando em comprar algum tipo de pote hermético hoje ou nos próximos dias, você precisa ler este artigo antes.

Se você não sabe o que é um pote hermético e como você pode utiliza-lo para armazenar mantimentos na sua cozinha, aproveita para ler esta postagem inteirinha e ficar por dentro de tudo.

 

Depois de ler este artigo sobre os potes herméticos, acesse a categoria principal para mais assuntos:

O Melhor Fogão a Lenha de Ferro em 2019

Faca Para Churrasco – As Melhores

A Melhor Cafeteira de Cápsula – Ranking 2019

 

Modelo e formato de pote

Existem no mercado diversos modelos, um mais lindo que o outro, porém para este caso vale também observar qual vai ser a utilização destes potes.

 

Potes herméticos pra cozinha
Potes herméticos pra cozinha – Pote de vidro, pote de metal e pote de plástico – COMPRE AQUI

 

Potes quadrados e retangulares são indicados por exemplo para guardar alimentos na geladeira e no armário pois eles são empilháveis e facilitam muito na organização.

Já os potes redondos e com detalhes na lateral, como os potes da Bormioli Rocco e da Weck, geralmente possuem um design mais sofisticado e estes podem ser utilizados por exemplo na prateleira de temperos, eles ajudarão inclusive na decoração da sua cozinha.

Material de fabricação

No mercado existem diversos tipos de potes para cozinha, bem como de material em que são fabricados. Os mais comuns de se encontrar são os potes de vidro, de plástico, inox e potes de cerâmica. Leve em consideração que os de plástico e inox poderão ter durabilidade muito maior que os de vidro e cerâmica. Porém, caso você saiba cuidar bem dos de vidro, eu particularmente acho os melhores e mais bonitos.

Lembre-se também de observar se os potes podem ser utilizados no microondas, na geladeira ou no freezer. Essa dica garante que não terá contaminação no seu alimento dependendo do material de fabricação e a durabilidade do produto.

Escolha os tipos de potes ideais para sua cozinha

Alguns detalhes devem ser observados antes da compra do pote. Não adianta sair na empolgação e comprar vários modelos e tamanhos. A seguir você encontra algumas dicas de utilização e a vantagem que cada modelo apresenta. Atente para estes pontos antes de comprar e acerte na escolha dos tipos de potes ideais para sua cozinha.

Tipos de potes herméticos para cada utilização

Após a ida ao supermercado ou uma refeição é normal que reste sobras significativas, não é? Quando isso acontece, o ideal é armazenar os alimentos em potes herméticos de vidro ou potes plásticos livres de BPA a fim de proporcionar maior durabilidade e garantir um reaproveitamento com segurança. A melhor forma para realizar esta tarefa seria observar o tipo de alimento a ser guardado, levando em consideração o tempo para que se inicie o processo de deterioração.

Tamanho do pote

O tamanho também deve ser observado, por exemplo se o objetivo é armazenar temperos não adianta comprar potes muito grandes que eles vão tomar espaço no seu armário e facilitar a desordem.

Se a finalidade é armazenar comidas prontas na geladeira, o tamanho deve ser ideal para o porção que você geralmente possui. Potes muito pequenos vão tumultuar e dificultar a visualização do que você realmente tem e potes muito grandes vão tomar muito espaço na geladeira.

10 tipos de potes de vidro que você vai adorar

 

De maneira geral, as frutas podem ser higienizadas e armazenadas em sacos plásticos fechados de forma individual. Já os alimentos prontos devem ser guardados na geladeira ou até mesmo no freezer, em potes vedados, preferencialmente de vidro.

Potes herméticos de vidro Quattro Stagioni Bormioli Rocco
Potes herméticos de vidro com tampa de metal Quattro Stagioni Bormioli Rocco – COMPRE AQUI

 

Potes herméticos de vidro ou de plástico?

Os potes herméticos fabricados em vidro apresentam como principal vantagem o aspecto inerte do material, pois não se deterioram e não influenciam no sabor dos alimentos. Outro ponto a ser observado é a facilidade de higienização, pois a superfície não apresenta poros, evitando o acúmulo de resíduos, além de não manchar e não adquirir o cheiro do mantimento.

Dois tipos potes de vidro herméticos mais vendidos e que você vai querer

 

Já os potes de plástico requerem maior atenção ao utilizar. Além de a superfície apresentar poros, o que dificulta a higienização por completa, a chance de contaminação é muito maior do que em relação ao potes de vidro.

Uma dica importantíssima a se observar ao adquirir os potes plásticos, são os números apresentados geralmente no fundo do recipiente: 1,2,4 ou 5 significam que o material não contém BPA (Bisphenol A), substância nociva à saúde, mas também não está livre de outros materiais tóxicos; já o número 7 é melhor ter mais atenção, pois significa que pode conter BPA. Também recomenda-se observar se existe o desenho de uma faca e um garfo, eles representam que o produto pode ser utilizado para armazenar alimentos.

Dois potes de plástico livre de BPA que você vai querer

 

Ao analisar os custos, os potes de plástico ganham maior aceitação, pois apresentam valores de mercado bem menores se comparados aos potes de vidro. Porém vale ressaltar que a escolha do produto não deve levar em conta apenas o aspecto econômico, mas sim o que garantirá alimentos sem substâncias nocivas ou uma possível contaminação com resíduos. Além de que as embalagens de vidro são 100% recicláveis, garantindo um alívio ao meio ambiente.

Escolhendo o tipo de pote de vidro para cozinha

O tipo de pote deve ser escolhido observando as necessidades da sua cozinha. Existem no mercado os mais variados tipos, formatos, tamanhos e principalmente forma e vedação. Confira dois modelos de fechamento e utilização:

Pote hermético com tampa rosqueável

Possuem excelente vedação e podem ser utilizados para armazenar geleias, por exemplo. Os potes da linha Quattro Stagioni da Bormioli Rocco apresentam bom desempenho e são de fácil utilização, além do design com detalhes em relevo que permite uma decoração impecável.

Pote hermético com trava e borracha

Seu sistema de fechamento é o mais indicado para armazenar alimentos frescos por mais tempo, pois a borracha proporciona vedação completa e perfeita. Os potes da Weck proporcionam essa vedação e podem ser utilizados para armazenar grãos, geleias, conservas, cereais, entre outros.

Pote plástico hermético com vedação de silicone

Existem no mercado, também, marcas consagradas mundialmente que fabricam potes plásticos de altíssima qualidade e livre de quaisquer substâncias nocivas como o BPA. Algumas marcas de potes: OXO, Electrolux, Emsa, Oggi, entre outras.

Modelos de potes herméticos e possíveis utilizações

Os cereais, grãos, massas, farinhas e demais alimentos que serão consumido em um curto espaço de tempo necessitam apenas que a tampa ofereça uma vedação simples, como é o caso dos potes Luminarc, pois o tempo de armazenamento será inferior e o consumo será mais rápido.

Os potes com trava na tampa, como os da linha Fido da Bormioli Rocco e da Weck, oferecem uma vedação muito mais completa, permitindo o armazenamento por muito mais tempo. É ideal para conservas e geleias, pois o processo de fabricação exige um tempo de descanso para adquirir o sabor desejado.

Lembramos ainda que existe um processo de vedação para conservas que pode ser realizado com tampas rosqueáveis, como as tampas da linha Quattro Stagioni da Bormioli Rocco, pois através da fervura do mantimento dentro do vidro a tampa veda e permite conservá-lo por mais tempo.

Potes para conserva

Uma utilização tradicional dos potes herméticos é a fabricação de conservas em casa. Pode parecer um pouco desatualizada essa afirmação, mas se for analisar a quantidade de conservantes e outros ingredientes que são adicionados as conservas e enlatados que encontramos no mercado, essa pode ser um opção válida.

Potes de vidro herméticos com tampa de vidro e fecho de metal Bormioli Rocco Fido
Potes de vidro herméticos com tampa de vidro e fecho de metal Bormioli Rocco Fido – COMPRE AQUI

 

Alimentos preparados em conserva, como beterraba, pepino, cebola, entre outros, podem trazer alguns benefícios a saúde, pois quando ocorre o processo de fermentação os alimentos adquirem a capacidade de proporcionar o equilíbrio ideal para o nosso sistema gastrointestinal. Sem contar que para alguns alimentos como pepino e azeitona o sabor fica bem mais acentuado quando passa pelo processo de conserva em pote de vidro.

Esse tipo de preparo pode fornecer bactérias boas que o nosso organismo necessita, mas também é preciso tomar cuidado com os alimentos armazenados em conserva pois podem conter altos níveis de açúcar e sódio. Por isso a conserva caseira pode ser mais recomendada, pois além de controlar a quantidade dos ingredientes o consumidor irá utilizar esse alimento mais rápido, ou seja, mais fresco e com maiores quantidades de nutrientes.

 

 

Potes herméticos de inox

Talvez você prefira os potes herméticos de inox pela resistência caso haja uma queda, por exemplo. É outra boa opção, com certeza, e deve ser considerada principalmente pela sua durabilidade. Normalmente são potes com uma espessura de parede boa, que não amassa em condições normais de uso. No geral, os potes de aço inox são ótimas opções e devem ser consideradas na hora de escolher potes para sua cozinha.

Algumas opções de potes inox que talvez você se goste

 

Potes de cerâmica

No mercado você ainda poderá encontrar potes de outros materiais, como a cerâmica. Normalmente eles serão mais decorativos e não são considerados herméticos, pelo menos os modelos que encontramos.

Veja alguns modelos de pote de cerâmica

Perguntas e respostas sobre pote hermético

P. O que é pote hermético?

R. Pote hermético é o tipo de pote que veda completamente seu interior, ou seja, não deixa o ar entrar nem o conteúdo sair do pote.

P. Quais são os melhores potes para mantimentos?

R. No geral, os melhores potes para mantimentos são os potes de vidro, pois são mais duráveis e tendem a durar muito mais que potes de plástico. Mas tudo depende da sua utilização.

Conclusão sobre como comprar pote hermético de vidro ou de plástico

Quando você pensar em comprar seus potes, seja de vidro ou de plástico, sempre leve em conta a utilização que irá fazer. Sendo pote plástico, sempre confira se o pote é de plástico livre de BPA, pois estudos provaram que o BPA pode causar câncer. Uma certeza é que os potes de vidro tendem a ser melhores para a conservação dos alimentos, principalmente os potes de vidro com tampa metálica ou com fechamento metálico tipo trava ou grampo.

O quanto você achou este post útil?

Clique nas estrelas para votar!

Média de notas. / 5. Contagem de votos:

Compartilhe também com quem você gosta!

Nos siga nas redes sociais

Que pena que não achou este post útil para você!

Queremos fazer as coisas de um jeito melhor!

Compartilhe com quem vai gostar!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado