3 Mitos e verdades sobre a panela de alumínio

Atualizado em 16/10/2020
Por Jéssica Cochete

Vira e mexe, surge um post em blogs ou artigos compartilhados nas Redes Sociais que afirmam que panela de alumínio faz mal.

Segundo eles, o cozimento de alimentos em panela de alumínio faz com que o metal contamine alimentos, provocando diversas doenças degenerativas como, por exemplo, o Mal de Alzheimer.

Porém, assim como inúmeras informações encontradas na internet, há diversos mitos em relação ao uso, limpeza e conservação do alumínio, que podem ser verdadeiros terrorismos, sobretudo para pessoas que acreditam em tudo o que leem.

Para ajudar-lhe, este artigo possui os três maiores boatos sobre panelas de alumínio. Analisaremos juntos para descobrir se é mito ou verdade.

Panela de alumínio faz mal

Muitas pessoas deixaram de usar panelas de alumínio porque elas soltam partículas do metal. Tal fato é verdade. Porém, será que é o suficiente para uma pessoa desenvolver doenças degenerativas?

A resposta é: não.

Diversos estudos científicos foram realizados sobre este assunto, e constatou-se que a quantidade de alumínio que uma panela de boa qualidade e bem conservada (isso é importante) libera são mínimos.

Por exemplo: a recomendação de ingestão é 1mg/kg de massa corporal de uma pessoa, isso por semana. Entretanto, as panelas de alumínio contribuem com, apenas, 2% dessa porcentagem, ou seja, são inofensivas.

Agora, é importante prestar atenção em um detalhe: cozinhar alimentos ácidos em panelas de alumínio pode aumentar esses níveis. Dessa forma, não é bom cozinhar molho de tomate em panelas desse tipo.

Além disso, o hábito de cozinhar alimentos muito salgados em panela de alumínio faz mal, já que o sal aumenta a liberação do metal.

Porém, ainda assim, não há riscos para a saúde se você cozinhar estes tipos de alimentos e retirar a comida pronta da panela logo em seguida, armazenando em recipientes de vidro, por exemplo.

Como você viu, a informação que panela de alumínio faz mal é MITO - quando ela é de boa qualidade e é bem conservada!

Não se pode arear panela de alumínio

Isso é VERDADE! Arear panelas de alumínio com palha de aço faz com que a liberação de alumínio seja maior e é aí que aparecem os problemas de saúde.

Mas, por que arear panela de alumínio faz mal? Com o tempo de uso, uma camada de óxido de alumínio aparece, protegendo o material e evitando a liberação do alumínio e, consequentemente, a contaminação.

Quando areamos a panela, esta camada protetora é removida e, dessa forma, não haverá nada para bloquear a liberação.

Estudos científicos informam que a camada de óxido de alumínio reduz em até seis vezes a liberação do alumínio. Mas, para isso, as panelas não devem ser areadas ou polidas.

Se você já areou a panela, não se preocupe, pois o processo é reversível: leve a panela ao fogo com água e deixe ferver. Repita o processo até que o interior fique escurecido.

E qual seria o método ideal e mais seguro para limpar panela de alumínio? Basta lavar com detergente neutro e água morna. Esfregue com o lado macio da esponja.

E se precisar arear? Faça isso apenas como última opção e, em seguida, ferva água na panela para repor o óxido de alumínio.

Não se pode colocar panela de alumínio na geladeira

Há controvérsias sobre este assunto, pois ainda está sendo objeto de estudos científicos.

Porém, como diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Em geral, panelas devem ser utilizadas apenas para o cozimento e, logo em seguida, é preciso colocar em outro recipiente como de vidro.

É importante lembrar que, no caso dos alimentos ácidos ou salgados, quanto mais tempo ficarem em contato com o alumínio, mais tempo haverá transferência do metal para os alimentos.

Pode ser que não seja o suficiente para prejudicar a saúde, mas acaba deixando um gosto metálico nos alimentos, além de um odor de geladeira bem esquisito.

Isso acontece porque as panelas não são fechadas por completo. E, dessa forma, o oxigênio e o vapor acabam adulterando a composição dos alimentos.

Também é importante lembrar que o hábito de tirar e colocar a panela da geladeira pode piorar ainda mais essa troca.

Por isso, apesar das controvérsias, consideramos este fato como VERDADEIRO.

Mas isso causa problemas com a geladeira?

Quando colocamos alimentos muito quentes na geladeira, o eletrodoméstico acaba trabalhando a mais para manter a temperatura interna regular.

Por isso, modelos mais antigos acabam gastando energia a mais para fazer esta compensação. Embora modelos mais novos costumam ter economia de energia e não vai ser impactante na conta de luz.

Além disso, a panela muito quente solta vapor, certo? E este vapor altera a refrigeração da geladeira, já que o vapor sobe, empurrando o ar frio para baixo. Entretanto, esta alteração também não é preocupante, pois bastam algumas horas para que a refrigeração da geladeira volte ao nível normal.

Panelas de alumínio de qualidade e bem conservadas não prejudicam a saúde.

Agora que você já descobriu os mitos e verdades sobre a panela de alumínio, pode cozinhar nelas sem problemas. Siga nossas dicas para diminuir ainda mais os riscos.

Recebeu mais uma fake News sobre panela de alumínio faz mal? Responda enviando o link deste artigo!

Continue navegando em nosso blog para conhecer nossa linha de panelas e também dicas de uso e conservação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK Marketing Digital Joinville SC.
WEBK Consultoria SEO
searchcheckchevron-righttimes-circle-othumbs-up