3 Mitos e verdades sobre a panela de alumínio

Por Laura Bona Moll
Atualizado em 15/12/2023
Melhores panelas e jogos de panelas - Artigo especial - As Panelas

Vira e mexe, surge um post em blogs ou artigos compartilhados nas Redes Sociais que afirmam que panela de alumínio faz mal.

Segundo eles, o cozimento de alimentos em panela de alumínio faz com que o metal contamine alimentos, provocando diversas doenças degenerativas como, por exemplo, o Mal de Alzheimer.

Porém, assim como inúmeras informações encontradas na internet, há diversos mitos em relação ao uso, limpeza e conservação do alumínio, que podem ser verdadeiros terrorismos, sobretudo para pessoas que acreditam em tudo o que leem.

Para ajudar-lhe, este artigo possui os três maiores boatos sobre panelas de alumínio. Analisaremos juntos para descobrir se é mito ou verdade.

Algumas marcas de panelas de alumínio que você vai gostar

Panelas La Cuisine

Panelas Tramontina

Panelas Rochedo

Panelas Clock

Panela de alumínio faz mal

Muitas pessoas deixaram de usar panelas de alumínio porque elas soltam partículas do metal. Tal fato é verdade. Porém, será que é o suficiente para uma pessoa desenvolver doenças degenerativas?

A resposta é: não.

Diversos estudos científicos foram realizados sobre este assunto, e constatou-se que a quantidade de alumínio que uma panela de boa qualidade e bem conservada (isso é importante) libera são mínimos.

Por exemplo: a recomendação de ingestão é 1mg/kg de massa corporal de uma pessoa, isso por semana. Entretanto, as panelas de alumínio contribuem com, apenas, 2% dessa porcentagem, ou seja, são inofensivas.

Agora, é importante prestar atenção em um detalhe: cozinhar alimentos ácidos em panelas de alumínio pode aumentar esses níveis. Dessa forma, não é bom cozinhar molho de tomate em panelas desse tipo.

Além disso, o hábito de cozinhar alimentos muito salgados em panela de alumínio faz mal, já que o sal aumenta a liberação do metal.

Porém, ainda assim, não há riscos para a saúde se você cozinhar estes tipos de alimentos e retirar a comida pronta da panela logo em seguida, armazenando em recipientes de vidro, por exemplo.

Como você viu, a informação que panela de alumínio faz mal é MITO - quando ela é de boa qualidade e é bem conservada!

Não se pode arear panela de alumínio

Isso é VERDADE! Arear panelas de alumínio com palha de aço faz com que a liberação de alumínio seja maior e é aí que aparecem os problemas de saúde.

Mas, por que arear panela de alumínio faz mal? Com o tempo de uso, uma camada de óxido de alumínio aparece, protegendo o material e evitando a liberação do alumínio e, consequentemente, a contaminação.

Quando areamos a panela, esta camada protetora é removida e, dessa forma, não haverá nada para bloquear a liberação.

Estudos científicos informam que a camada de óxido de alumínio reduz em até seis vezes a liberação do alumínio. Mas, para isso, as panelas não devem ser areadas ou polidas.

Se você já areou a panela, não se preocupe, pois o processo é reversível: leve a panela ao fogo com água e deixe ferver. Repita o processo até que o interior fique escurecido.

E qual seria o método ideal e mais seguro para limpar panela de alumínio? Basta lavar com detergente neutro e água morna. Esfregue com o lado macio da esponja.

E se precisar arear? Faça isso apenas como última opção e, em seguida, ferva água na panela para repor o óxido de alumínio.

Não se pode colocar panela de alumínio na geladeira

Há controvérsias sobre este assunto, pois ainda está sendo objeto de estudos científicos.

Porém, como diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Em geral, panelas devem ser utilizadas apenas para o cozimento e, logo em seguida, é preciso colocar em outro recipiente como de vidro.

É importante lembrar que, no caso dos alimentos ácidos ou salgados, quanto mais tempo ficarem em contato com o alumínio, mais tempo haverá transferência do metal para os alimentos.

Pode ser que não seja o suficiente para prejudicar a saúde, mas acaba deixando um gosto metálico nos alimentos, além de um odor de geladeira bem esquisito.

Isso acontece porque as panelas não são fechadas por completo. E, dessa forma, o oxigênio e o vapor acabam adulterando a composição dos alimentos.

Também é importante lembrar que o hábito de tirar e colocar a panela da geladeira pode piorar ainda mais essa troca.

Por isso, apesar das controvérsias, consideramos este fato como VERDADEIRO.

Mas isso causa problemas com a geladeira?

Quando colocamos alimentos muito quentes na geladeira, o eletrodoméstico acaba trabalhando a mais para manter a temperatura interna regular.

Por isso, modelos mais antigos acabam gastando energia a mais para fazer esta compensação. Embora modelos mais novos costumam ter economia de energia e não vai ser impactante na conta de luz.

Além disso, a panela muito quente solta vapor, certo? E este vapor altera a refrigeração da geladeira, já que o vapor sobe, empurrando o ar frio para baixo. Entretanto, esta alteração também não é preocupante, pois bastam algumas horas para que a refrigeração da geladeira volte ao nível normal.

Panelas de alumínio de qualidade e bem conservadas não prejudicam a saúde.
Panelas de alumínio fazem mal à saúde? Apenas um mito.

Agora que você já descobriu os mitos e verdades sobre a panela de alumínio, pode cozinhar nelas sem problemas. Confira nossas sugestões das melhores panelas de alumínio e se surpreenda!

Recebeu mais uma fake News sobre panela de alumínio faz mal? Responda enviando o link deste artigo! Siga nossas dicas para diminuir ainda mais os riscos.

Continue navegando em nosso blog para conhecer nossa linha de panelas e também dicas de uso e conservação!

Sobre a autora: Laura Bona Moll
Laura Bona Moll é uma renomada especialista em utensílios de cozinha e crítica gastronômica, com mais de uma década de experiência no campo culinário. Formada em Gastronomia pela Universidade Culinária de São Paulo, Laura expandiu seu conhecimento através de cursos especializados em utensílios de cozinha na Europa, incluindo um treinamento avançado em Paris focado em seleção e uso de panelas de alta qualidade. Além de sua formação acadêmica, Laura tem uma rica experiência prática, tendo trabalhado em diversas cozinhas renomadas ao redor do mundo e colaborado com chefs estrelados em Michelin. Seu conhecimento profundo sobre os materiais, técnicas de fabricação e uso ideal de panelas é reconhecido internacionalmente, o que a torna uma voz autoritária no mundo da culinária e utensílios de cozinha. Laura é também autora de diversos artigos e livros sobre culinária e utensílios de cozinha, contribuindo regularmente para revistas especializadas e blogs de gastronomia. Seus conselhos são buscados tanto por chefs profissionais quanto por entusiastas da culinária em busca do melhor equipamento para suas cozinhas.
Acesse nosso site As Panelas quando pensar em comprar suas panelas novas pois aqui você compara preços e recebe dicas valiosas. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Site desenvolvido e otimizado por WEBK SEO.