Panelas Le Creuset – Guia de Produtos da Marca (2019)

Marcas de Panelas
Panelas Le Creuset – Guia de Produtos da Marca (2019)
[Total: 1    Média: 5/5]

Panelas Le Creuset – Ícones de qualidade e durabilidade

Panelas Le Creuset são sinônimo de qualidade e durabilidade no mundo todo, isso já sabemos. Nesta postagem vamos discutir alguns aspectos importantes da marca de panelas de ferro francesa que é a queridinha de muitas cozinheiras mundo afora.

Leia sobre a origem das Panelas Le Creuset, sua história, seu processo de fabricação, como você pode escolher a panela perfeita para você, e muito mais.

 

Após ler este artigo sobre as panelas Le Creuset, leia também:

Panelas Le Creuset ou Staub? Qual Comprar?

Panelas de Ferro Francesas Staub – Guia da Marca

Marcas de Panelas – As Melhores Panelas

 

Panela Le Creuset Vermelha Esmaltada de Ferro Fundido
Panela Le Creuset Vermelha Esmaltada de Ferro Fundido – COMPRE AQUI

 

História das Panelas Le Creuset

Para fazer um breve resumo da história da marca Le Creuset, podemos destacar alguns pontos:

  • em 1925 a marca é fundada na cidade francesa de Fresnoy-le-Grand por dois empresários belgas;
  • entre 1925 e 1945 a Le Creuset já consegue atingir ótimos resultados na união do ferro fundido e do seu característico esmalte, já nesta época, fazendo fama de produtos de alta qualidade;
  • em meados da década de 1950 é iniciada sua expansão para o mercado externo, focando nos mercados europeu e norte americano;
  • de 1955 a 1957 surgem as novas cores e novos produtos que fixam o sucesso da marca, transformando em produtos campeões de venda;
  • em meados da década de 1970 o processo de fabricação das panelas de ferro Le Creuset é modernizado e ganha máquinas semi-automáticas, processo este que até então era praticamente artesanal;
  • de 1975 a 1985 a Le Creuset sofre grande processo de internacionalização, pois a gastronomia francesa é reconhecida como uma das mais sofisticadas do mundo, projetando a marca de panelas de ferro francesas no mercado mundial;
  • no final da década de 80, a Le Creuset já é considerada uma das 30 marcas francesas mais famosas do mundo;
  • já nos anos 90 a empresa diversifica em peso sua linha, agregando utensílios de cozinha, acessórios para vinho, e ainda novas linhas de cerâmicas;
  • 2015 é o ano em que a marca de panelas Le Creuset completa 90 anos de história.

Panelas de ferro esmaltadas em cores incríveis

Desde seu início na década de 1925, a Le Creuset trouxe ao mercado inovação e qualidade, agregando a isso uma linha de cores autênticas e de destaque no mercado mundial. Ainda hoje em dia essa tradição do uso de cores belíssimas em suas panelas de ferro, cerâmicas, acessórios e outros itens de linha, faz parte do DNA da marca francesa Le Creuset.

6 panelas Le Creuset com cores que você vai amar!

 

Algumas amostras de cores da linha de produtos e panelas Le Creuset
Algumas amostras de cores da linha de produtos e panelas Le Creuset

 

Modelos de Panelas Le Creuset

Desde seu lançamento a panela de ferro Le Creuset é fabricada com duas alças, o que a caracteriza como uma caçarola. Dentro todos os seus produtos, a caçarola é até hoje o carro chefe em vendas e a cara da marca, pois quando você pensa em Le Creuset, você imagina uma panela de ferro, não é mesmo?

Mas além da tradicional panela caçarola com duas alças, a marca Le Creuset tem uma linha bem maior com outros tipos de panelas, como: frigideira Le Creuset, molheira, panela rasa, panela funda, grill (grelha), caldeirão, entre outros modelos. Isso só para focar agora nas panelas, pois a Le Creuset tem uma grande linha de utensílios e acessórios , travessas, açucareiros, ramekins, entre outros produtos.

Modelos de panelas Le Creuset mais desejados

Alguns modelos e cores da marca são mais procurados e desejados. Fizemos uma lista destes produtos para que você compre a sua sem precisar pesquisar muito. Alguns itens desta lista são icônicos e estão há décadas na lista de mais vendidos da marca.

Chaleira Le Creuset esmaltada com apito

Uma das panelas mais procuradas da Le Creuset é o da linha de chaleiras com apito. São diversas cores e diversos formatos, mas uma certeza: as chaleiras Le Creuset são lindas! Elas tem a tradicional pintura esmaltada da marca e uma série de cores que combinam com qualquer cozinha, para qualquer gosto.

 

Chaleira Le Creuset Com Apito Esmaltada
Chaleira Le Creuset Esmaltada Com Apito – COMPRE AQUI

 

Panela Le Creuset Coração

Um modelo que é muito procurado pelos fãs da marca é o modelo em formato de coração. Além das tradicionais panelas de ferro neste formato, você ainda encontrará outros itens como ramekins, por exemplo.

 

Panela Le Creuset Coração em Promoção e Oferta
Um dos modelos mais desejados é a panela coração – COMPRE AQUI

 

Frigideira Le Creuset

Outro item interessante e um dos mais procurados é a linha de frigideiras Le Creuset. São práticas, lindas, e muito duráveis. Você vai encontrar tanto em modelos de ferro fundido esmaltado até em linhas mais recentes da marca em alumínio com cabo rebitado e revestimento antiaderente.

 

Frigideira Le Creuset de Ferro
Frigideira Le Creuset de Ferro – COMPRE AQUI

 

Talvez você goste também das panelas Le Creuset nestes outros formatos

 

Como é fabricada uma Panela Le Creuset?

As Panelas Le Creuset são até hoje fabricadas em sua unidade produtiva na cidade chamada Fresnoy-le-Grand, situada no norte da França. A fábrica é um complexo com fundição de ferro, fornos de pintura, estações de acabamento de produto, e embalagem e logística final.

Veja o vídeo da fábrica Le Creuset:

 

A pintura esmaltada da Panela Le Creuset é segura para saúde?

Muita gente se pergunta de a pintura colorida da panela esmaltada Le Creuset é segura para a saúde, se ela tem algum pigmento tóxico em sua composição e a resposta é simples: É SEGURA PARA SUA SAÚDE, SIM! O motivo é simples: seu esmalte é a base de vidro, ou seja, é um pigmento vitrificado, e justamente por isso é atóxico. Simples assim.

Vale mencionar também que o processo todo passa por rigoroso padrão de qualidade e é controlado nos mínimos detalhes. Imagine que há uma reputação de quase 100 anos a se resguardar, e é justamente por essa garantia de qualidade e controle da reputação que até hoje a fabricação é na França, como sua principal concorrente, a panela Staub.

Alguns cuidados ao se utilizar sua panela de ferro Le Creuset

Primeiro uso da panela

Ao contrário de outras panelas de ferro sem esmalte e diversos tipos de panelas antiaderentes, a panela esmaltada Le Creuset não requer nenhum preparo especial. Apenas retire todos os adesivos e etiquetas e dê uma lavada com água e detergente, um enxaguada e então seque a panela. E está pronta para o primeiro uso.

Cuidados com o esmalte

Quando em uso no fogão com chama à gás, sempre deve-se manter a chama na base da panela, e nunca ultrapassando pelas laterais. Isso protegerá o esmalte pois a base da panela é mais resistente ao contato direto da chama do fogão que suas laterais. Além da proteção do esmalte, outro fator é que a centralização da chama no fundo da panela fará com que a energia do calor seja maximizada, ou seja, você gastará menos gás e a panela esquentará mais rapidamente.

Outro cuidado que se deve tomar é evitar ao máximo arrastar a panela, pois com o passar dos anos o esmalte poderá apresentar ranhuras. O ideal é levantar a panela sem arrastá-la, e isso irá maximizar muito a vida útil (normalmente de décadas) da sua Le Creuset.

Nunca deixe a panela cair no chão, pois, apesar do esmalte ser super resistente, dependendo da superfície em que ela caia, o esmalte poderá sofrer danos como rachadura ou arranhões.

Aquecimento da panela

Você deve aquecer sua panela de ferro gradualmente, o que ocasionará uma eficiência maior de cozimento. A melhor maneira de se utilizar uma Le Creuset de ferro é com fogo baixo e médio. O fogo alto deverá ser usado apenas para ferver água ou na redução de molhos. Do contrário, use sempre em fogo médio e baixo.

Congelamento da panela

Ao contrário de outros tipos de panelas, a Le Creuset é ideal para ir no freezer, então você pode utilizá-la perfeitamente para congelar alimentos. Outra forma de utilização é para servir alimentos gelados, sobremesas, etc.

Limpeza da panela

Após o uso, deixe a panela esfriar gradualmente e nunca jogue água gelada na panela quente, pois, mesmo que o esmalte seja projetado para uma durabilidade máxima, em alguns casos de choque térmico ele poderá rachar ou descolar. Então é melhor prevenir e seguir o manual da panela.

Caso aconteça de após o uso o alimento grudar um pouco na panela, coloque um pouco de água quente ou morna e deixe cerca de 15 a 20 minutos descansando. Assim ficará muito mais fácil descolar o resíduo e limpar completamente a panela.

Utensílios para utilização

O próprio manual da marca indica utensílios de silicone, madeira ou plástico. Os utensílios de metal até podem ser usados, mas requerem um cuidado extra para não forçar o utensílio no esmalte em repetição exagerada. Para maior durabilidade, utilizar utensílios de madeira, silicone ou plástico.

Óleo e gordura

A superfície da sua panela esmaltada não é a ideal para alimentos secos. Ela é ideal para receitas com molhos, manteiga, óleo, gordura, etc. Jamais deixe sua Le Creuset ferver até secar e assim se aquecer no seco. Isso poderá danificar o esmalte permanentemente!

Outras perguntas frequentes sobre as Panelas Le Creuset

P: Minha Le Creuset de ferro vai na máquina lava louças?
R. Sim, ela vai na lava louças, sem problema.

P: Qual é a garantia das Panelas de Ferro Le Creuset?
R. A garantia das Panelas de Ferro Le Creuset é vitalícia para defeitos de fabricação.

P: Sendo a panela de metal, ou seja, de ferro fundido, ela é livre de chumbo e cádmio?
R. Todo o processo de fabricação dos itens Le Creuset estão de acordo com a norma “California Proposal 65” que é a norma mais rígida do mundo se tratando de metais pesados para fabricação de panelas. O chumbo foi banido da fabricação da Le Creuset há anos em todos os processos. O cádmio é utilizado para dar brilho externo em algumas cores da linha Le Creuset, porém, a parte interna que é a que entra em contato com o alimento não possui qualquer tipo de material tóxico. Normalmente a parte interna das panelas Le Creuset é preta, areia ou branca, ou seja, sem coloração.

P: Mas as panelas da Le Creuset são feitas na França mesmo?
R. As panelas de ferro Le Creuset são feitas 100% na sua unidade francesa. Alguns modelos em outros materiais podem ser fabricado sem outros países, como China, por exemplo. Lembrando-se que mesmo que sejam fabricados em outros países, os produtos tem a garantia de qualidade Le Creuset.

P: Pode ser usada em fogão de indução?
R. Sim, as panelas de ferro Le Creuset bem como todas as panelas de ferro funcionam perfeitamente em fogão de indução. Aliás, elas vão em todo tipo de fogão, então além do de indução vão no fogão à lenha, fogão à gás e fogão vitrocerâmico. Também vão dentro dos fornos à gás, lenha, carvão e óleo.

P: Mesmo os modelos coloridos podem ir dentro do forno?
R. Podem sim. Seu esmalte é extremamente forte e resistente à temperaturas elevadas e podem ir perfeitamente dentro do forno. Seu esmalte tem uma superfície vitrificada e altamente resistente a choques e arranhões.

P: A panela Le Creuset é pesada?
R. Depende do que é pesado para você. Se comparar com uma panela de alumínio, com certeza ela é, porém os benefícios que o “peso” traz na hora do uso é muito maior. Você se acostuma e começa a admirar a firmeza que uma panela de ferro proporciona na hora da utilização no fogão.

P: Pode servir a refeição dentro da panela?
R. Sim, com certeza. São panelas lindas e próprias para servir à mesa também, caso você queira. Vale tanto para refeições quentes, quanto geladas.

P: Qual a durabilidade de uma Le Creuset?
R. Pela garantia oferecida você já pode ter uma ideia da durabilidade. Uma panela de ferro Le Creuset pode passar de geração em geração na sua família pois a durabilidade é muito grande.

 

Produtos Le Creuset que você vai adorar

 

Panelas Le Creuset Brasil Oferta Promoção - As Panelas Guia de Compras
Panelas Le Creuset Brasil em Oferta e Promoção – COMPRE AQUI

 

Conclusão sobre as Panelas de Ferro Le Creuset

Esperamos que o artigo sobre a famosa marca de panelas francesas Le Creuset lhe ajude a decidir pelo caminho certo durante sua jornada de compra. Continuaremos a atualizar o artigo assim que surgirem novas linhas e novas panelas da marca.

Deixe seu comentário e se tiver alguma dúvida deixe abaixo, pois teremos prazer em responder.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado